Itens do caruru são mais baratos na Feira de São Joaquim, aponta fiscalização

Feira-De-São-Joaquim-A-Tarde.jpg

Foto: A Tarde

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou uma fiscalização de preços dos itens utilizados no típico prato de caruru em feiras e mercados de Salvador. Denominada ‘Operação Caruru’, a ação concluiu que a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, foi a que apresentou os menores preços aos consumidores.

Segundo informações divulgadas pela Semop nesta terça-feira, 21, a pesquisa é realizada anualmente tanto para verificar a variação de preço dos itens do caruru, como também as condições de consumo e armazenamento desses produtos. Os principais itens verificados são o azeite de dendê, o quiabo, o camarão seco, a castanha, o leite de coco, o feijão fradinho e o coco seco.

Conforme o órgão, os comerciantes flagrados vendendo produtos de modo irregular geralmente são notificados com advertência pelo órgão, para que regularizem a situação. No entanto, quando se trata da comercialização de produtos com o prazo de validade vencido, é aplicado um auto de infração com previsão de multa, que varia conforme a receita dos últimos três meses do proprietário autuado.

scroll to top