Bahia Poder Público

Investimentos em Saúde de Lauro de Freitas é de 31% no primeiro quadrimestre

Foto: Reprodução/Divulgação
Foto: Reprodução/Divulgação

 

Percentual supera o dobro determinado pela Constituição

O percentual de investimento em Saúde é de 31,10% no primeiro quadrimestre de 2021, em Lauro de Freitas. O resultado foi apresentado na quinta-feira (27), durante audiência pública transmitida ao vivo na página do Facebook da Prefeitura, com participação da Câmara de Vereadores.

Segundo o secretário Municipal da Fazenda, Luiz Cláudio Guimarães, a aplicação em Saúde, mais que o dobro do mínimo constitucional de 15%, demonstra o grande esforço da gestão. “Só em relação aos investimentos com a Covid-19, tivemos uma aplicação direta do tesouro municipal de um montante de mais de R$9 milhões. A pandemia provocou aumento de despesas e, infelizmente, percebemos que o Governo Federal não tem feito o repasse como deveria para dar sustentabilidade aos municípios”, considerou.

A arrecadação de receitas correntes, no período de janeiro a abril do exercício 2021, atingiu 38% da estimativa anual. Um percentual acima do previsto se comparado ao quadro de divisão por três quadrimestres do ano, que daria 33,33% por período. O destaque desse resultado fiscal foi evidenciado na performance das receitas tributárias, relacionadas aos impostos, taxas e contribuição, que teve um montante de 45% do esperado.