Intermarítima vence leilão de terminal no Porto de Salvador

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Foto: Ricardo Botelho Ascom Mlnfra

Com uma oferta de R$ 32 milhões de outorga por 10 anos de contrato, a empresa Intermarítima Portos e Logística venceu o leilão realizado nesta sexta-feira, 13, pelo Ministério da Infraestrutura para arrendamento de uma área do Porto de Salvador.

De acordo ao Jornal A Tarde, também participaram da disputa outras duas companhias: a Wilson Sons (que opera o Tecon Salvador) e a Martins Medeiros. O leilão aconteceu na Bolsa de Valores em São Paulo. Havia o temor de que o processo fosse judicializado caso a Wilson Sons vencesse o leilão.

De acordo com a assessoria do ministério, serão investidos pela Intermarítima R$ 17,73 milhões na modernização das instalações e na operação de um terminal para armazenagem de carga geral. A expectativa é pela criação de mais de 440 novos postos de trabalho diretos e indiretos durante a concessão.

Somados outorga e investimentos previstos do novo terminal, o valor ficou em R$ 49 milhões, o que equivale a 2/3 de toda a despesa operacional da Companhia de Docas da Bahia (Codeba) no ano, segundo o ministério.

“Foi bonito ver a disputa em Salvador. O almirante Autran está feliz porque está contabilizando o resultado. Com o leilão de um terminal, ele vai matar 2/3 da despesa operacional desse ano. Vejam a importância dessa lógica de passar o arrendamento para a autoridade portuária”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao explicar que os valores das outorgas ficarão com as autoridades portuárias para resolver passivos e preparar a desestatização das companhias. O diretor-presidente da Codeba, Carlos Autran, acompanhou o leilão.

“As próprias companhias estão fazendo seus investimentos. A gente não tem feito mais dragagem portuária, quem tem feito são as companhias. E é assim que tem que ser. Afinal, tem recurso vinculado para isso”, acrescentou Tarcísio. Com os arrendamentos desta sexta, o ministério chegou a 74 leilões em 2 anos e meio, segundo o titular da pasta.

“Temos a expectativa de que o terminal alcance ao final do contrato a capacidade estática de 128,6 mil toneladas ano”, declarou o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni.

Também nesta sexta foram realizados os leilões de outros dois terminais portuários – no Porto de Mucuripe (CE), com outorga de R$ 1 milhão, e no Porto de Santana (AP), com outorga de R$ 5,8 milhões.

Tarcísio comentou sobre os próximos leilões que serão realizados no setor, como o da Companhia Docas do Espírito Santo, a primeira desestatização portuária do Brasil. “Até o final de 2022, vamos chegar a R$ 250 milhões de investimentos para os projetos de infra”, afirmou.

Ao participar do evento na B3, o ministro da Cidadania, João Roma, disse que os investimentos têm múltiplos significados. “Tanto para melhorar a infraestrutura do nosso país, ampliar a competitividade na atração de investimentos, ampliar o quesito da segurança jurídica de contratos renovados, mas em especial significa geração de emprego e oportunidade para pais e mães de família que precisam de um espaço na sociedade”, declaro Roma.

O Porto de Salvador se destaca na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e frutas. Entre 2012 e 2017, as movimentações de carga geral tiveram um aumento de 90% em seus volumes.

Atualmente, da produção total baiana destinada à exportação, 65% é enviada por meio dos portos de Salvador e Aratu-Candeias.

Um dos principais destinos das rotas de cruzeiros marítimos, o Porto de Salvador tem em sua área de influência, além da Bahia, o norte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Nortes e Ceará.

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