Camaçari Cultura e Entretenimento

Inscrições para Prêmio Mestras e Mestres da Cultura encerram na próxima terça-feira (16)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As inscrições para a 2ª Edição do Prêmio Mestras e Mestres da Cultura de Camaçari – 2021 encerram na próxima terça-feira (16.11). O procedimento deve ser feito até as 12h, através de formulário on-line disponível no portal da Cultura. Após o envio, o proponente receberá por e-mail a comprovação automática da inscrição, que não implica na habilitação documental do candidato.

Para efetivar a inscrição, após fazer o procedimento via internet, o candidato deve comparecer na Comissão Especial de Análise da Secult (CEASC), localizada na Cidade do Saber, na rua do Telégrafo, s/nº, Centro, até às 16h do dia (16.11), munido dos documentos originais para a comprovação documental. A inscrição também pode ser feita de forma totalmente presencial, no mesmo setor.

Com investimento de R$ 140 mil, provenientes do Fundo Municipal de Cultura, o edital irá premiar 20 mestres e mestras residentes em Camaçari, que receberão o valor bruto de R$ 7 mil, do qual serão descontados todos os tributos pertinentes, de acordo com as alíquotas previstas na legislação vigente à época do pagamento.

Podem participar pessoas físicas, com idade a partir de 18 anos, que detenham notório conhecimento, longa e sólida permanência na atividade, e capacidade de transmissão de saberes, celebrações e/ou formas de expressões culturais tradicionais e que seja reconhecida por sua própria comunidade como herdeira dos saberes e fazeres da tradição popular em diversos segmentos, tais como artes da cura; lideranças de manifestações da cultura popular de caráter sagrado ou profano; ofícios, técnicas ou “modos de fazer”; ou outros segmentos culturais que, pelo poder da palavra, da imagem, da oralidade, da corporeidade e da vivência, dialoga, aprende, ensina e torna-se a memória viva e afetiva da tradição popular, transmitindo saberes e fazeres de geração a geração, garantindo a ancestralidade e identidade de sua comunidade.

Documentação

Cada candidato poderá inscrever apenas uma proposta e em somente uma categoria. Para tanto, são necessários os seguintes documentos: carta de apoio da comunidade; cópia do RG, CPF e comprovante de residência atualizado; certidão conjunta de débitos relativos a tributos federais e à dívida ativa da União; comprovante de situação cadastral no CPF; certidão negativa de débito municipal; número do PIS/PASEB/NIS ou NIT; cópia autenticada ou acompanhada da original do espelho do cartão do banco com o número da conta-corrente ou poupança, de titularidade do proponente, em que será depositado o prêmio; e cópias de materiais diversos, que ajudem os avaliadores a conhecerem melhor a atuação do Mestre, tais como cartazes, folders, fotografias ou material audiovisual (DVDs, CDs, fotografias, folhetos, matérias de jornal, sítios da internet, links do Mapa Virtual, YouTube, ou outros conteúdos).

O edital, acompanhado dos anexos, está disponível no portal da Cultural de Camaçari. Informações complementares podem ser obtidas através do e-mail contatoceasc@gmail.com ou pelo telefone (71) 3644-9824.