Notícias

III Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras acontece na próxima quarta (25) em Salvador

biopoliticas

Na próxima quarta-feira (25/07), das 8h às 18h, será realizado o III Seminário Biopolíticas e Mulheres Negras. O evento acontece no auditório da sede do Ministério Público (MP) do Estado da Bahia, no bairro de Nazaré, em Salvador. A iniciativa busca visibilizar o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, suscitando o debate sobre as formas interseccionais de violência que acometem as mulheres negras.

Nomes de destaque no cenário nacional participarão do seminário, compartilhando experiências e práticas para o enfrentamento ao racismo e sexismo. Realizado pelo MP-BA, a ação tem como público-alvo membros e servidores do órgão, além de representantes de movimentos sociais, estudantes, sociedade civil e demais interessados no tema.

A abertura do evento será realizada às 8h30, pela promotora de Justiça coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (GEDHDIS), Lívia Santana, a promotora de Justiça coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH), Márcia Teixeira, e a escritora Cássia Valle. Em seguida, será ministrada uma conferência pela escritora Jarid Arraes e a jornalista Eliana Alves, que abordarão o tema “Mulheres Negras e Suas Escrevivências: Resgatando Nossa História”.

O seminário contará com três mesas de palestra. A primeira traz o tema “Interseccionalidades”, com a escritora Cristiane Sobral, a assistente social e doutoranda em estudos feministas Carla Akotirene, a filósofa Elionice Sacramento e a mediadora integrante do Coletivo de Mulheres Pretas (COMPretas), Thiffany Odara. No início da tarde, será abordado o tema “Racismo Institucional e Mulheres Negras no Sistema de Justiça”, com a promotora de Justiça Lívia Santana, a procuradora de Justiça do MP de Pernambuco Maria Bernadete Figueiroa, a juíza Federal do Rio de Janeiro Adriana Alves e a debatedora advogada e assessora na Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Aline Moreira. A terceira mesa sobre “Saúde da Mulher Negra” terá a participação da mestre em Saúde Comunitária e doutora em Saúde Pública Jeane Tavares, a ativista dos movimentos Negro e de Mulheres Negras Lindinalva Barbosa, a especialista em saúde pública Gleide Araújo e a debatedora, psicóloga Shirley Vasconcelos. Além das palestras, o evento contará com intervenções da plateia e culturais com o grupo artístico Coletivo ZeferinaS, o grupo musical Ilê Aiyê e a drag queen em performance artística Ferah Sunshine.