Bahia Notícias Poder Público Salvador Saúde

Idosos com 90 anos ou mais poderão tomar a dose de reforço contra a covid em Salvador nesta segunda

Foto: Jean Victor
Foto: Jean Victor

A prefeitura de Salvador anunciou que a partir da próxima segunda-feira, 30, irá começar a aplicar a terceira dose de vacina contra a Covid-19 em idosos com 90 anos ou mais que receberam a segunda dose nos últimos seis meses.

A iniciativa foi tomada para aumentar a proteção diante da variante delta, que surgiu na Índia e se espalhou pelo mundo. Os primeiros casos da variante na Bahia foram identificado nesta semana. Salvador ainda não tem casos confirmados.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, indicou que os idosos da faixa etária, que reberam as duas doses da CoronaVac, irão receber a dose de reforço fabricada por outro laboratório. A indicação do Ministério da Saúde é que a terceira dose seja aplicada, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer/BioNtech.

“Muitos idosos foram vacinados com a Coronavac e hoje foi aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a aplicação da terceira dose de Oxford e Pfizer nesse público, que já tem mais de seis meses que tomou a vacina”, disse Bruno.

De acordo com o prefeito, atualmente 95% da população adulta de Salvador com cadastro atualizado no site da Secretaria Municipal da Saúde, recebeu a primeira dose e 43% está totalmente vacinada.

No entanto, a Prefeitura se preocupa com a quantidade de pessoas que não foram se vacinar. São estimados que 98 mil cidadãos acima de 18 anos ainda não compareceram a um dos pontos fixos ou drive-thrus montados para a estratégia.

“Aproveito a oportunidade para fazer mais um apelo para que essas pessoas possam ir se vacinar. Da mesma forma as pessoas que estão com a segunda dose vencida”, falou o prefeito.