Notícias

Guarajuba recebe placa para pleitear selo de certificação internacional

bandeira-azul-guarajuba-tiago-pacheco-11-1024x683

A praia de Guarajuba, em Camaçari, concretizou mais uma etapa em busca da aprovação no selo Bandeira Azul, certificação internacional que qualifica praias, marinas, lagoas e embarcações de turismo em todo o mundo. O selo possui critérios rigorosos de educação, gestão e preservação ambiental, além de segurança e qualidade da água. Uma das 34 exigência para adequação ao programa é a colocação das placas informativas, fixadas no último sábado (17/11) na localidade.

No Brasil, somente 15 destinos solicitaram, este ano, a renovação ou concessão pela primeira vez da certificação. “Guarajuba e Itacimirim são as praias-piloto, que podem ser enquadradas ao programa, e nós temos grande chance de receber essa condecoração internacional, pela alta qualidade das águas e gestão ambiental que estamos trabalhando junto com as comunidades, que também ganham com o desenvolvimento turístico”, avalia a coordenadora da Costa de Camaçari, Lucia Bichara.

O Bandeira Azul é um selo ambiental concedido pela FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) e no Brasil, está fundamentada na Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Resolução CONAMA 274, de novembro de 2000. “O trabalho de qualificação e conscientização com a pluralidade de setores que temos que criar e incentivar, estão abarcados na legislação ampla do programa”, mensurou o turismólogo Pablo Nogueira, que acrescentou ainda: “Guarajuba tem potencial para estar enquadrada no Bandeira Azul durante o ano todo, devido o alto fluxo de turistas”.

Segundo o coordenador de Turismo de Camaçari, Tiago Giffone, o diálogo com a comunidade local está avançando e tem sido um dos pontos relevantes para a consecução do programa. “Ouvir os microempreendedores locais, empresários e moradores, tem fortalecido e facilitado o trabalho da prefeitura, diante das dezenas de critérios exigidos pelo Bandeira Azul, até porque a qualidade das praias deve manter-se de forma permanente”, afirmou Giffone.

A ampla divulgação da comunicação é um dos pontos para adequação do Bandeira Azul, e a colocação das placas auxilia quem utiliza a praia, já que possui uma série de critérios que devem ser cumpridos, tais como a instalação de banheiros em todo perímetro, proibição de som alto, veículos automotores na área litorânea, barracas e tendas, embarcações irregulares e presença de animais. Além disso, a placa informativa sinaliza o significado do programa, contatos, bem como as áreas de atuação e benfeitorias que a novidade traz para quem circula no local.

Quem também participou da ação de identificação foi o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, que salientou a importância do momento. “Em setembro, colocamos a placa informativa na praia de Itacimirim, que também está se enquadrando para ganhar o selo para a temporada 2019, e hoje conseguimos instalar em Guarajuba, para pleitearmos duplamente do selo internacional”, destacou Elinaldo.