Festas populares marcam o começo do ano em Camaçari

lavagemtradicional-de-arembepe.jpeg

Lavagem tradicional de Arembepe. Foto: Kelvi Lima

Tradicionalmente conhecida como uma “cidade industrial”, Camaçari conta com um calendário repleto de festejos populares que atraem baianos e turistas de todo o país. Com 42 quilômetros de praias, Camaçari possui um ciclo de cinco festas em janeiro, duas em fevereiro e mais em março. Além da tradicional Festa de Reis, realizada dia 06 de janeiro (segunda-feira), a cidade ainda conta com a Lavagem de Monte Gordo, programada para os dias 17 a 20 de janeiro, a esperada Lavagem de Vila de Abrantes, que acontece entre os dias 18 e 19 de janeiro, ainda é possível prestigiar a Lavagem de Jauá entre os dias 24 a 27 de janeiro.

Já no mês de fevereiro a Festa de Yemanjá, no dia 02, em Arembepe, traz grupos culturais e rodas de música que reverenciam o orixá. No final da manhã, um cortejo de barcos leva os balaios cheios de flores, alfazema e outros agrados para alto mar. Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, a folia momesca toma conta da cidade. O Carnaval contará com festas nas principais praças das localidades de Mutirão de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Monte Gordo. Cerca de 40 atrações musicais, entre os ritmos: arrocha, música eletrônica, axé, pagode, samba, entre outros, fazem a alegria dos foliões que optam por um carnaval mais tranquilo, porém com a mesma qualidade da capital.

O Festival de Arembepe, entre os dias 20 e 23 de março fecha esse ciclo de eventos. Realizada há mais de 70 anos, a lavagem segue a tradição de cortejo e baianas lavando as escadarias da igreja, mas também haverá apresentações de artistas durante os dias de festas promovendo o evento a um festival.

scroll to top