Notícias Saúde

Fátima Bernardes descobre câncer de útero após exames de rotina; entenda a importância do diagnóstico precoce

Foto: G1/DrauzioVarela/Montagem
Foto: G1/DrauzioVarela/Montagem

 

A jornalista Fátima Bernardes revelou nesta quarta-feira (2) que foi diagnosticada com câncer de útero em estágio inicial. Segundo a ex-âncora do Jornal Nacional e atual apresentadora do “Encontro com Fátima Bernardes”, a descoberta ocorreu durante uma série de exames de rotina.

“Como sempre usei minhas redes com total franqueza e verdade, preferi eu mesma passar essa informação para todos que me acompanham”, escreveu Bernardes. […] Enquanto isso, aproveito o aconchego dos meus pais, filhos, do meu amor e dos amigos próximos. E já agradeço pelo carinho, pelas boas energias de todos aqui. Logo, logo estarei de volta para nossos encontros”, disse Fátima em publicação no Instagram.

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e pode causar alterações celulares e evoluir para o câncer. O risco aumenta com o início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros; por tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados) e com o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

As alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame. As informações são do INCA – Instituto Nacional do Câncer.