Notícias

Facebook deixou de ser a rede social preferida dos jovens

O Facebook não é mais a rede social com maior popularidade entre o público jovem. De acordo com uma pesquisa divulgada esta semana pelo Centro de Pesquisas em Internet e Socidade Pew Research Center, grupo de investigação famoso intercacionalmene, sediado nos Estrados Unidos, plataformas como o Youtube, Instagram e Snapchat já conseguiram ultrapassar a rede de Mark Zuckeberg.

Segundo a Agência Brasil, entre os meses de março e abril, a pesquisa ouviu 743 adolescentes entre 13 e 17 anos e mais de mil pais norte-americanos. Os dados são uma indicação, mas não refletem, porém, o mesmo cenário de outros países, muitos com índices de acesso à internet e redes sociais diferentes da dos EUA.

De acordo com o levantamento, a plataforma mais popular é o Youtube, utilizadas por 85% dos entrevistados, seguido pelo Instagram (72%), Snapchat (69%), Facebook (51%) e Twitter (32%). Entre os que utilizam com maior frequência, o Snapchat tem a preferência, com 35%, seguido pelo YouTube (32%), Instagram (15%) e Facebook (10%).

Os dados diferem da última pesquisa, realizada em 2015, quando o Facebook liderava no quesito preferência do público adolescente e era acessada por 71% dos entrevistados. Em seguida estava o Instagram (52%), Snapchat (41%) e Twitter (32%). O Youtube não era considerado no levantamento.

Quanto a comparação com a renda dos pesquisados, os dados apontam que o Facebook tem mais popularidades entre os menos abastados. Para quem tem renda anual por lar abaixo de de US$ 30 mil, o Facebook faz parte do dia a dia de 70% do público. Entre aqueles com receita total familiar acima de US$ 75 mil, a porcentagem é de 36%.

Em relação ao gênero, o Snapchat é a mais popular entre as garotas, com 42%, comparada aos 29% dos garotos que a utilizam. Já o Youtube é mais acessado pelos meninos, com 39%, contra os 25% de meninas. Ainda no levantamento foi contatado que 95% dos entrevistados possuem smartphones e 45% afirmaram estar conectados praticamente durante todo o tempo.