Cultura e Entretenimento Notícias

Estação ferroviária de Parafuso vai se tornar espaço cultural

Estação Parafuso

A Estação Ferroviária da localidade de Parafuso, em Camaçari, vai passar a ser de responsabilidade do Município e será utilizada como espaço cultural. A concessão da outorga foi liberada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em resposta à solicitação da cessão de direito real de uso gratuito de bem imóvel.

O espaço denominado de Área do Pátio de Parafuso, com 11.800 m², será utilizado pela Secretaria da Cultura (Secult). O Termo de Conciliação foi assinado em 07 de junho deste ano, entre o executivo municipal e o DNIT, já foi publicado no Diário Oficial da União do dia 11 de junho e tem validade de 20 anos.

A Prefeitura será responsável pela manutenção do local, que passará pelo processo de tombamento, que é o reconhecimento do valor histórico de um bem, transformando-o em patrimônio oficial público.

A Estação Ferroviária atualmente está em desuso e parte da comunidade local manifestou o desejo de que o imóvel seja transformado em uma biblioteca pública. Contudo, outras possibilidades também estão sendo consideradas. A ideia da Secult é implantar um espaço dedicado à cultura, educação e arte.