Notícias

Eleições 2020: TRE-BA dá dicas aos eleitores para o dia da votação

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No próximo domingo (15) eleitores de todo país irão às urnas para eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Porém, neste cenário de pandemia e para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) dá algumas dicas.

A primeira recomendação é ao sair de casa. O TRE-BA orienta que os eleitores só saiam para votar depois de confirmar o local de votação, que pode ser feito pelo aplicativo e-Título. Além de apresentar o título de eleitor e documento oficial com foto, será obrigatório o uso de máscara. “O acesso só será permitido àqueles que estiverem usando máscara”, ressalta o Tribunal. Também é recomendado que cada cidadão leve a sua caneta para evitar compartilhamento de materiais.

Outras dicas são evitar contato físico com outras pessoas, manter distanciamento mínimo de um metro e limpar as mãos com álcool gel antes e depois da votação. Dentro das possibilidades, o TRE-BA solicita aos eleitores que não levem crianças ou acompanhantes para as zonas eleitorais este ano, já que “a segurança está associada ao menor número possível de pessoas nas ruas”.

O horário de 7h às 10h está reservado para as prioridades – maiores de 60 anos ou pessoas que compõem o grupo de risco da Covid-19. A votação encerrará para todos os eleitores às 17h.

O Tribunal alerta também que será proibido se alimentar, beber ou realizar atividades que exijam a retirada da máscara nos locais de votação. Todos devem permanecer nestes locais apenas o tempo necessário para votar. Eleitores que estiverem com febre no dia 15 de novembro e aqueles que tiveram Covid-19 nos 14 dias antes desta data devem permanecer em casa. A justificativa de não comparecimento também pode ser feita pelo e-Título.