Educadores de outros municípios participam de processo de qualificação em Camaçari

fotos-Kelvi-Lima-9.jpg

O 1º Encontro Formativo do Educar Pra Valer aconteceu nos dias 3 e 5/2, no auditório da Faculdade Pitágoras, em Camaçari. Simultânea à formação dos gestores escolares, também foi realizado o processo de qualificação dos formadores municipais que atuam nas cidades de Camaçari, Vitória da Conquista, Mata de São João e Alagoinhas.

Dividido em dois momentos, o primeiro teve início ainda na segunda-feira (3/2), com a capacitação dos profissionais que trabalham com as turmas do 1º ao 3º ano. Já o segundo encontro foi realizado nesta quarta-feira (5/2), voltado para o desenvolvimento das turmas que trabalham com os professores que lecionam para 4º e 5º ano.

Ao todo, 65 educadores participaram do processo de qualificação relacionado à gestão e atuação pedagógica. Integrado ao programa Mais e Melhor Educação, o processo de formação permite a ampliação do conhecimento diante das propostas apresentadas pelos formadores, bem como a troca de experiências acerca das didáticas aplicadas em cada escola. O encontro também tem como propósito melhorar o rendimento e desenvolvimento da educação na cidade.

A coordenadora regional do Educar Pra Valer, Silvia Lima, explicou sobre a necessidade do preparar e qualificar esses profissionais.  “A formação para os formadores é uma das ações que nós consideramos prioritária para o bom andamento do programa nos municípios. Cada município tem a sua equipe de formadores que já vem atuando nas cidades fazendo formação junto aos professores. Nós estamos oportunizando um momento de troca de experiências, visto que é um encontro regional e também é um momento de estudo onde será feita a análise de todos os temas que serão abordados ao longo do ano com os alunos”, salientou a gestora.

O encontro reuniu gestores de escolas municipais, entre diretores e coordenadores, que atuam nas unidades da rede e atendem alunos do Ensino Fundamental I, além dos formadores, que receberam orientações acerca dos módulos que compreendem as áreas de matemática diante as suas competências e da língua portuguesa, permitindo a ampliação do conhecimento acerca das habilidades da leitura e escrita, interpretação de texto, dentre outras perspectivas.

Foto: Kelvi Lima

scroll to top