Diabetes: Dias d’Ávila será sede de nova fábrica de insulina na Bahia

750_bahia-fabrida-insulina-dias-davila_201863114157850.jpg

Uma fábrica de insulina será instalada no município de Dias d´Ávila pela Bahiafarma e a Indar Laboratórios. O anúncio foi feito esta semana pela Kiev, Ucrânia, onde está situada a sede da farmacêutica.

O medicamento é usado atualmente no Brasil por dois milhões de pessoas, que precisam importar o produto de outros países com custo em dólar. Serão investidos R$ 100 milhões no projeto, que irá nacionalizar as variações R e NPH, as mais usadas pelos doentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, a evolução do diabetes tipo 2 no país é preocupante. Entre 2006 e 2016, o diagnósticos de novos doentes cresceu 61,8%. Atualmente, 8,9% da população tem a doença.

A parceria para o desenvolvimento produtivo não é inédita no Brasil, mas prevê que a Indar inicie um novo processo de transferência de tecnologia, que começa com a importação do produto acabado.

O primeiro lote já foi distribuído ao Sistema Único de Saúde (SUS) e cobrirá toda a Bahia, além de outros 16 estados do Nordeste, Sul e Sudeste, o que supri de imediato metade da demanda. Segundo o acordo, em seguida acontece a produção local das embalagens e, por fim, a droga em si, usando tecnologia desenvolvida na Ucrânia.

De acordo com o presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, este é um projeto com alto nível de complexidade. “Mas seguimos um cronograma que prevê um ano de planejamento e devemos começar a obra até o final do ano e concluir em três anos”, afirmou.

scroll to top