Dia Nacional de Luta: Trabalhadores protestam contra a reforma da Previdência

WhatsApp-Image-2017-03-15-at-07.54.55.jpeg

Foto: Pardal Sá

Desde as 7h desta quarta-feira (15), manifestantes protestam contra a reforma da Previdência, a PEC 287, em rodovias e alguns pontos de Salvador. Hoje, em todo país trabalhadores estão nas ruas no ato intitulado de Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência.

Um grupo se concentra em frente ao Shopping da Bahia, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, e ocupa ainda todas as vias sentido Salvador Shopping e Paralela. O trânsito na região está congestionado e afeta a Bonocô, Juracy Magalhães, Itaigara e Rótula do Abacaxi.  A organização pretende encerrar o protesto às 12h.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), manifestantes também interditaram parcialmente a BR-324, no sentido Feira de Santana, na altura do KM 594, bloqueando o acesso ao Polo Industrial de Camaçari.

Os ônibus circulam normalmente, em Camaçari e na capital.

Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Trabalhadores do Estado da Bahia (APLB), União Geral do Trabalhadores (UGT), Sindicato dos Trabalhadores das Escolas Privadas (Sinpro) e Sindicato do Judiciário (Sinpojud) e estudantes participam da manifestação.

As centrais sindicais e movimentos sociais defendem que a reforma irá retirar direitos já conquistados pelos trabalhadores. O texto prevê idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres, com contribuição mínima de 25 anos; o fim das aposentadorias especiais, a exemplo dos professores e pessoas com deficiência; e direito ao valor integral do benefício apenas com contribuição acima de 49 anos.

Pela tarde, às 15h, a manifestação será no Campo Grande. A caminhada sairá em direção a Praça Castro Alves.

Veja fotos enviadas por um leitor:

 

scroll to top