Dia D contra sarampo acontece neste sábado (10) em 82 postos de saúde de Salvador

saude-dia-d-vacinacao-20180818-0004.jpg

Neste sábado (10/08), é realizado em Salvador o Dia D municipal da vacinação contra o sarampo. Mais de 80 postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h ofertando a imunização contra a doença, que é transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro, tosse e fala.

A população com idade entre 12 meses e 49 anos que ainda não se protegeu deverá comparecer a uma dessas unidades munida do cartão de vacina e documento de identificação para atualização.

“É importante ressaltar que a imunização não será indiscriminada, ou seja, será avaliada a situação vacinal pessoa a pessoa. Quem já tomou a vacina não precisa ser revacinada porque já está protegida” pontuou a subcoordenadora de Imunização, Doiane Lemos.

Vale destacar ainda que a população não precisa esperar até o Dia D para garantir a proteção contra a doença, uma vez que a vacina está disponível na rede básica de saúde de Salvador de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Abaixo o perfil de quem deve se vacinar contra o sarampo:
– 12 meses a 4 anos: uma dose da tríplice viral e uma dose da tetra viral (com intervalo de 30 dias);

– 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral (com intervalo de 30 dias);

-30 a 49 anos: uma dose do tríplice viral;

– Profissionais de saúde de qualquer idade portando documento comprobatório (crachá, contracheque, carteira de trabalho): duas doses da tríplice viral, respeitando o intervalo de 30 dias após a primeira.

Camaçari – A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informou que a cidade encontra-se fora da lista dos municípios brasileiros em estado de alerta. De acordo com a Vigilância à Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, em 2019 foram notificados apenas quatro casos suspeitos que, após exames laboratoriais, foi descartada a hipótese de Sarampo.

A Vigilância à Saúde esclarece que, mesmo nos casos suspeitos sem a confirmação do vírus, o protocolo recomenda a imediata aplicação de antibióticos. Mesmo estando fora da relação de municípios com surto de Sarampo, a Sesau afirma que tem mantido a equipe em prontidão uma vez que Camaçari recebe pessoas de todo o país rotineiramente. Veja o alerta epidemiológico emitido pela Vigilância à Saúde sobre o Sarampo em Camaçari clicando neste link.

scroll to top