Deputados podem votar hoje (21) PL da Terceirização

eleição-câmara.jpg

Foto: Agência Brasil

A Câmara de Deputados pode votar hoje (21) à tarde o Projeto de Lei (PL) 4.302 de 1998, que permite a terceirização de todas as atividades das empresas.

O PL tem relatoria do deputado Laércio Oliveira (SD-SE) e foi enviado ainda no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A proposta já foi aprovada pelo Senado e caso seja aprovada pela Câmara, segue para sanção do presidente Michel Temer.

O texto contraria as regras de terceirização impostas pela Justiça do Trabalho, que diz que só é possível fazê-la em atividades secundárias das empresas, as chamadas atividades-meio. Os trabalhadores das principais atividades das companhias, as atividades-fim, de acordo com a norma, não podem ser terceirizados.

Entre outros pontos, o projeto regulamenta o trabalho temporário, aumentando de três para seis meses o tempo máximo de contratação.

Quantas às responsabilidades trabalhistas, a lei prevê ainda que a empresa-mãe responderá de forma subsidiária, ou seja, só quando a contratada não conseguir arcar com os custos ou se o trabalhador não conseguir cobrar da empresa que o contratou. Nesse caso, o texto não estabelece vínculo empregatício entre empresa e trabalhador temporário.

Outro projeto de lei sobre a terceirização foi aprovado pela Câmara em 2015, mas ainda não tramitou no Senado.

Saiba mais: CUT e deputado alertam para votação de Projeto de Lei da Terceirização

scroll to top