De Jorge Amado à Jojo Moyes: Salvador é considerada a cidade com o melhor índice de leitura do país 

livros.jpg

Foto: Reprodução

A capital baiana, além de ser a terra do axé e sede de grandes festejos musicais, também é a cidade que mais consome  a leitura de livros não didáticos, segundo a pesquisa ‘Cultura nas Capitais’. Especializada em investimento social, a consultoria JLeiva Cultura & Esporte em parceria com o Instituto Datafolha, investigou os hábitos culturais em 12 capitais e apontou  Salvador como a cidade brasileira com o maior índice de leitura do país. 

O estudo, realizado em 2017, entrevistou mais de 10 mil pessoas das principais cidades brasileiras. Com 72% dos cidadãos baianos afirmando consumir mais livros do que outros produtos culturais populares no Brasil, o ranking de Salvador é sequenciado por:

  • Belo Horizonte (MG) – 70 %
  • São Paulo (SP) – 69%
  • Porto Alegre (RS) – 69%
  • Rio de Janeiro (RJ) – 69%
  • Brasília (DF) – 68%
  • Curitiba (PR) – 67%
  • São Luís (MA) – 66%
  • Belém (PA) – 64%

Os dados gerais da pesquisa afirmam que as mulheres se interessam mais por cultura, mas acessam menos que os homens.  Contudo, a estratificação por sexo aponta que 52% dos leitores baianos são mulheres. Já no âmbito de escolaridade, 23% estão cursando o Ensino Fundamental; 55% o Médio; e apenas 22% cursam o Superior.

Todavia, mesmo liderando o consumo de livros, Salvador — dentre todas as capitais brasileiras observadas pelo estudo — possui o percentual mais baixo no que se refere ao consumo de produtos culturais em bibliotecas. Em contrapartida, o Governo do Estado firmou este ano uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), investindo R$ 7,5 milhões para a restauração da Biblioteca Anísio Teixeira, no município baiano. 

MAIS PROCURADOS

A Fundação Pedro Calmon, responsável por coordenar o sistema de arquivos e bibliotecas públicas do estado da Bahia, elaborou uma relação dos 40 livros mais requisitados nas sete bibliotecas do sistema em 2017, a pedido do Jornal CORREIO*. Em destaque, o top cinco de mais procurados pertencem aos conceituados romancistas e poetas baianos: Jorge Amado, Antônio torres, Helena Parente cunha, Adonias Filho e Aleilton Fonseca. As demais obras, em sua maioria são autores estrangeiros bastante populares, como: Stephen King; J. K. Rowling; Jay Asher; JoJo Moyes; John green, entre outros. 

Confira o Top 15 dos mais populares:

 1º – Tenda dos Milagres, de Jorge Amado;

2º – Essa Terra, de Antônio Torres;

3º – Além de Estar: Antologia Poética, de Helena Parente Cunha;

4º – O Largo da Palma, de Adonias Filho;

5º – O Desterro dos Mortos,  de Aleilton Fonseca; 

6º – A Cabana, de William P. Young;

7º – Macunaíma, de Mário de Andrade;

8º – Os 13 Porquês, de Jay Asher;

9º – Um Mais Um, de Jojo Moyes;

10º – Vidas Secas, de Graciliano Ramos;

11º – Harry Potter e a Câmara Secreta, de J.K.Rowling;

12º – A Última Tragédia, de Abdulai Sila;

13º – A Gloriosa Família, de Pepetela;

14º – Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago;

15º -A Menina que roubava livros,  de Markus Zusak;

scroll to top