Crianças quilombolas de Camaçari recebem “Doses de esperança”

Sesau_Vacinação-Covid-19-de-crianças-de-5-a-11-anos-quilombola_Tiago-Pacheco_16.01-2.jpeg

Foto: Tiago Pacheco

Neste domingo (16), crianças de 05 a 11 anos, moradoras do quilombo de Cordoaria, receberam a vacinação contra a Covid-19. A vacinação aconteceu na Associação de Moradores da localidade e teve como perspectiva imunizar 93 crianças quilombolas.

Segundo a Secretaria da Saúde – Sesau, ‘a vacina do público infantil são “Doses de esperança” em forma de vacina e ação trouxer muita alegria e emoção para as famílias de Camaçari.’

Raissa dos Santos, 5 anos, foi a primeira criança da cidade a ser vacinada. A pequena estava acompanhada do pai, Ronei Menezes, que fez questão de levá-la para receber a primeira dose contra o vírus. Emocionado ao ver a filha recebendo a dose, ele expressa: “agradeço a Deus, em primeiro lugar por ter chegado a vacina”, partilha.

Conforme a equipe técnica da Sesau, o município recebeu 1.730 doses da Pfizer/Comirnaty pediátrica, único imunizante aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada no público desta faixa etária. Ainda segundo a Sesau, existe uma estimativa de vacinar no município o quantitativo de 31.920 crianças.

Após ver o filho Marcos Paulo, de 5 anos, sendo vacinado, Ana Célia de Freitas, afirmou que para ela a proteção do garoto está em primeiro lugar. “Já tomei a vacina. Mas as nossas crianças acabam ficando expostas, pois não sabemos quem está ou não contaminado, então é muito bom que eles também estejam protegidos”, reforça.

Para comparecer a um dos pontos de vacinação, as crianças devem estar acompanhadas do pai ou da mãe e apresentar cartão de vacina e um documento de identificação. Caso a criança esteja acompanhada por outro responsável, este deverá levar uma declaração assinada pelos pais autorizando a vacinação da mesma.

O subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, acompanhou na manhã deste domingo o começo da campanha. Na ocasião, o gestor pontuou que a estratégia de vacinação do público infantil foi “pensada com muito carinho, primeiro para que as nossas crianças sejam imunizadas e possam inclusive ter o retorno das atividades escolares de forma presencial mais protegida”, ressalta.

A campanha de vacinação continua nesta segunda-feira (17/1), para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e com deficiência permanente. A imunização será feita em um local específico para receber apenas o público infantil e o atendimento ocorrerá de 9h às 15h.

Confira os locais de vacinação nesta segunda-feira (17/1):

Sede

Unidade Básica de Saúde (UBS) Gleba B
Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Horizonte
USF Lama Preta
UBS do Gravatá
USF Verdes Horizontes I
USF Parafuso

Costa

UBS Vila de Abrantes
UBS de Arembepe
USF Barra do Pojuca
USF Cajazeiras de Abrantes

scroll to top