Salvador Saúde

Covid-19: Hospitais de Salvador voltam a registrar 100% de ocupação dos leitos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador
Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador


A alta no número de casos de coronavírus em Salvador já começa a refletir na taxa de ocupação de leitos. Até as 13h22 desta quinta-feira (20), pelo menos quatro unidades da capital baiana estão com ocupação máxima de leitos. Duas de UTI adulto e outras duas de leito clínico. Outras quatro unidades estão ou ultrapassaram 90%.

Os dados obtidos com a Secretaria de Saúde da Bahia revelam que o Hospital Eládio Lasserre, no bairro de Águas Claras, já registrava 100% ocupação dos 10 leitos clínicos e os 10 de UTI para pacientes com covid-19. Do total de pacientes internados com maior gravidade, oito fazem uso de ventilação mecânica. Também com leitos de UTI completamente ocupados está a Maternidade Professor José Maria de Magalhães.

Já entre os leitos clínicos, há registro de lotação máxima também no Hospital Eladio Lasserre, e no Hospital de Campanha do Itaigara. Seguem com bandeira vermelha para UTI adulto, o Hospital Família Sagrada, com 92%; Hospital Especializado Salvador, com 90%; o Hospital do Subúrbio, com 97%; e o Hospital Municipal de Salvador, com 90%.

A média de ocupação dos leitos de UTI adulto na capital baiana até a tarde desta quinta, era de 81%. Ontem alcançou 84%, após três dias seguidos de alta. Segundo o prefeito Bruno Reis, caso a ocupação chegue em 85% e permaneça durante cinco dias, a cidade volta à fase vermelha, com novo fechamento de atividades.