Camaçari

Comércios de Camaçari e Dias D’ávilla vão abrir neste feriado (1º)

Foto: Divulgação/PMC
Foto: Divulgação/PMC


As lojas de Camaçari e Dias d’Ávila poderão abrir neste sábado, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador. A decisão foi tomada após um diálogo entre o governo e representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio das Cidades de Camaçari e Dias d’Ávila (SINDECCD) e Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio).

 

A administração pública esclarece que, o município foi demandado através do Sicomércio, que apresentou uma pauta de avaliação para autorização de abertura do comércio no feriado de 1º de maio. No entanto, se tratando de um feriado nacional, o município não tem autonomia para cancelar o dia de folga, embora a abertura do comércio diz respeito, nesse momento especial, ao entendimento entre os referidos sindicatos.

 

Para o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, a medida foi avaliada como uma maneira de reduzir os prejuízos provocados pela pandemia e alavancar as vendas. “De posse da ata e do resultado positivo desse entendimento, a gestão junta-se a esse momento de forma alegre e de forma positiva. Com isso, afirmamos que Camaçari sairá lucrando com esta data importante para o comércio, para a economia, principalmente se considerarmos o que tem mais nos angustiado, que é a crise econômica junto com a crise na saúde do município, fruto da pandemia que teima em não ir embora”, disse o gestor.

 

Partindo disso, Carlos Nildo Souza, presidente do SINDECCD, e João Flávio Almeida, vice-presidente do Sicomércio, formalizaram e assinaram o aditivo de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que prevê que, empregados poderão trabalhar do dia 1º de maio de 2021, desde que obedecidas às determinações impostas.

A negociação prevê bonificação e alimentação ao empregado, que pode variar de R$ 65,00 a R$75,00 e vale transporte. Os estabelecimentos que optarem pela abertura devem seguir as regras determinadas de segurança sanitária e cumprir com os protocolos estabelecidos, a fim de salvaguardar vidas.