Bahia

Chuvas fortes afetam o abastecimento de água no Litoral Norte da Bahia; Confira as localidades afetadas

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), informou na tarde desta quinta-feira (21), que o abastecimento de água no município de Conde, e nas localidades de Subaúma (distrito de Entre Rios), Palame e Baixio ( Esplanada). A empresa alega que as chuvas intensas que vem atingindo a costa leste do Nordeste, incluindo o Litoral Norte da Bahia, provocaram cheias em rios da região, na manhã de hoje (21), e afetaram o abastecimento.

CONDE

A embasa ainda explica que devido à cheia do rio Itapicuru, a adutora que abastece a sede municipal de Conde foi quebrada, levando os técnicos da Embasa a mobilizar esforços para tentar abastecer o município por uma captação no rio das Pedras. Enquanto essa alternativa não é viabilizada, a cidade está com o fornecimento de água reduzido. A situação só será completamente regularizada com a redução da vazão do rio Itapicuru, quando os serviços de manutenção necessários à retomada do funcionamento da rede distribuidora poderão ser executados.

ESPLANADA E ENTRE RIOS

De acordo com a empresa, a cheia do rio Subaúma, as bombas da captação do sistema de abastecimento local foram danificadas pelo material sólido carreado pela correnteza. Com isso, o fornecimento de água está interrompido nesta localidade do município de Entre Rios. E na região de Esplanada, o abastecimento foi temporariamente interrompido em Palame e Baixio devido à cheia do Riacho Grande cuja correnteza levou a captação flutuante do sistema de abastecimento que atende estas localidades.

Em nota, a Embasa declarou estar aguardando o rebaixamento do nível desses mananciais para iniciar as manutenção necessárias que possibilitarão a retomada da distribuição de água. E recomenda o uso mínimo necessário da água disponível no domicílio de cada localidade.

Sobre o Autor

Avatar

jornalismo

1 Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário