#Carnaval2017 Afrocidade deu o tom no palco multicultural reverberando o afro-regional-beat

IMG_3136.jpg

Já passava das 23h da segunda-feira (27) de Carnaval, quando a banda de Camaçari, Afrocidade, subiu ao palco multicultural com a missão de assinalar a noite no pelourinho.

Nas primeiras notas da harmonia conectadas à levada fortemente percussiva que dá chão ao timbre do rapper e vocalista, Macedo, parte do público que não conhecia a banda, já se juntava aos inúmeros seguidores da Afrocidade presentes, rendendo-se ao tempero batizado de afro-regional-beat.

O administrador, Danilo Ruan, destacou a politização nas letras da banda com conteúdo de elevação da comunidade negra e do continente africano. Já, a camaçariense e body piercing, Fernanda Caroline, exclamou: “Conheço muito a banda. Adoro o som. Representa muito bem a nossa cidade”.

Os elogios não ficaram restritos ao público; a coordenadora do palco multicultural, Carine Bomfim, foi categórica: “Sem sombra de dúvidas, Afrocidade é um dos grandes destaques nestes dois anos de projeto”. Quem também compartilhou do pensamento, foi Fernanda Bomfim [produção do evento]: “Já tinha gostado ao ouvir o CD, mas ao vivo é muito melhor”.

Além de composições do 1º EP ‘Cabeça de Tambor’, o grupo também brindou o público com novas composições já executadas em shows nos últimos meses. A música “De Quebrada”  foi um dos destaques, conseguindo reunir o conceito plural com uma especial pitada momesca, lembrando o galope do axé; e como era de se esperar, corpos e mentes ao vento em plena madrugada do pelourinho.

A percussionista da Afrocidade, Fernanda Maia, destacou todo trabalho duro realizado pela banda para chegar até o importante degrau. Foi consenso na explanação do guitarrista, Fau Silva e do tecladista, Sullivan Nunes, as distintas influências que dão base ao cancioneiro autoral da banda, enquanto o percussionista, Ueslei Melo, frisou as pontes culturais e artísticas feitas pelo grupo, inclusive com outros artistas da cidade.

Macedo que teve uma fã especial no público, Maria José (mãe do vocalista), declarou da satisfação em tocar na maior festa de rua do planeta, e arrematou: “Missão cumprida. Muito feliz por este momento”.

Confira reportagem completa abaixo, na TV Satélite, e logo depois a galeria de fotos do show:

https://www.youtube.com/watch?v=GsevK5CnTco

scroll to top