Camaçari: Recursos para educação são ampliados com o programa ‘Mais Gestão’

Escola-ppac_jean-victor_20-10-21-18.jpg

Foto: Jean Victor

Março é prazo com o qual a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), trabalha para ter o Programa Municipal de Transferência de Recursos Financeiros as Escolas, o Mais Gestão, sendo plenamente executado pelas 102 escolas de Camaçari. Para tanto, desde outubro a Coordenação de Gestão Escolar da pasta vem realizando encontros formativos com os gestores escolares, a fim de garantir condições para que as unidades de ensino sejam beneficiadas pela iniciativa nesse momento de volta às aulas.

Neurilene Martins, secretária da Seduc, reconhece os desafios que o contexto pandêmico trouxe para a educação, em particular ao âmbito municipal. “Nesse período, a necessidade do aluno foi ampliada. Então é preciso que o gestor tenha condição de qualificar a administração que realiza. O Mais Gestão chega com esse objetivo: ampliar recursos para investimentos“, pontua a gestora ao acrescentar, “é preciso que as escolas sejam fortalecidas, dispondo de mais recurso financeiro para cuidar desses espaços“.

Para Patrícia Araújo, coordenadora de Gestão Escolar, o programa municipal de transferência de recursos financeiros aos centros educacionais representa progresso para a educação local.  “O Mais Gestão vem num momento muito necessário para que essas escolas não fiquem com suas necessidades exclusivamente vinculadas à Secretaria da Educação, mas que elas também tenham liberdade para atender as prioridades de suas realidades, transformando-as, lançando mão de recursos disponibilizados pelo município. Isso é um diferencial para a educação, é um avanço“, afirma a coordenadora.

Através da Coordenação de Gestão Escolar, desde outubro de 2021 a Seduc tem trabalhado para que as escolas municipais tenham condições de se beneficiar do programa. Ao longo desse bimestre (janeiro-fevereiro), a pasta organiza-se para oferecer oficinas que instrumentalizem os gestores a utilizarem os recursos financeiros previstos. No momento atual, as escolas realizam regularização fiscal e documental para efetivação do programa, em decorrência do começo iminente do ano letivo.

scroll to top