Camaçari Educação Notícias

Camaçari: Projeto EsCulturas promove oficinas e apresentação em escolas municipais

Foto: Prefeitura de Camaçari
Foto: Prefeitura de Camaçari

Durante o mês de novembro, unidades de ensino da Rede Pública Municipal de Camaçari são contempladas com uma série de atividades culturais do projeto EsCulturas. Na próxima quarta-feira (24.11), das 13h30 às 16h30, a Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe, recebe a oficina Samba de roda para crianças.

Na quinta-feira (25.11), no mesmo horário, na Escola Eustáquio Alves de Santana, em Parafuso, acontece oficina de boi-bumbá, ministrada pelo Samba Caboclo, que também realizará apresentação artística. Já no dia 30, a oficina promovida pelo Caboclo Mirim será desenvolvida, das 8h às 12h, na Escola Municipal Conceição de Maria, também em Parafuso.

Fruto da parceria entre as secretarias da Cultura (Secult), através do subprograma Camaçari Tem Cena, e da Educação (Seduc), o projeto contempla a participação efetiva dos estudantes através de oficinas artísticas, formação de plateia em espetáculos de dança e teatro, visitação às exposições, cine cultura, filmes e documentários.

O EsCulturas parte da compreensão que a cultura é, sobretudo, um instrumento educacional no que diz respeito à transversalidade do diálogo artístico cultural e o protagonismo dos educandos no processo de aprendizagem. Na última quarta-feira (17/11), a Escola Comunitária de Parafuso recebeu atividades do projeto, com oficina e apresentação do Boi Mirim.