Camaçari Educação Notícias

Camaçari: Profissionais da educação participam de formação do Google For Education

Foto: Tiago Pacheco
Foto: Tiago Pacheco

Profissionais da educação participaram de formação presencial do Google Workspace For Education, nesta terça-feira (23/11), na Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza. O conteúdo é baseado na potencialidade de uso das tecnologias, como aplicativos de edição de texto, de apresentações, de formulário e de planilhas, que possibilitam a utilização em sala de aula.

O técnico da Gerência de Currículos e Inovação Tecnológica da Diretoria Pedagógica, Edmilson Santos, falou sobre a iniciativa, “é uma ação da Secretaria da Educação (Seduc) que visa trazer essa formação complementar para os servidores, para que se sintam preparados para utilizar essas ferramentas em sala de aula. Vale ressaltar, que em paralelo a essa ação, a Prefeitura adquiriu em média 4 mil chromebooks para as escolas, todas já têm esses equipamentos, então essa ação é para fomentar o uso desses equipamentos em sala de aula com os alunos”.

O responsável pela parte pedagógica da formação em Camaçari, o diretor de Projetos Educacionais da GetEdu, Wellington Maciel, falou sobre o conteúdo. “Eles estão aprendendo potencialidades de cada um desses aplicativos, como vão utilizar um editor de texto, desde a alfabetização até os anos finais, quais são as estratégias, porque não basta que você tenha a ferramenta, precisa aprender ou perceber como você pode utilizá-la. A gente mostra ao longo do curso todo, exatamente esse potencial, como ele pode usar para que a aula fique mais interessante, que ele se sinta mais confortável em utilizar uma planilha com estudante de ensino fundamental”, exemplificou Maciel.

Participam da formação cerca de 180 pessoas, que são professores das 102 escolas da rede, que ainda não tinham sido contemplados com essa formação, além de servidores da educação, como assistente administrativo e auxiliar de classe. Dentre elas, a coordenadora do Centro Educacional Darcy Ribeiro, Anatália Luz, 50 anos, que fez uma avaliação positiva, “destaco a funcionalidade e a qualidade do curso. Sou uma professora que estava totalmente desatualizada com a tecnologia, então eu não sabia lidar com algumas ferramentas do Google, como formulário, meet e class, a formação me trouxe tudo. Vai mudar minha rotina de trabalho não só na Prefeitura de Camaçari, vai me ajudar em todas as áreas da minha vida”.

A adesão com a plataforma do Google Workspace For Education foi realizada em 2019 e utiliza as ferramentas do Google na sala de aula, potencializando o uso das tecnologias. Na época, a GetEdu foi contratada para prover formação para os servidores da educação, que vem acontecendo desde 2019, só que em 2020 e no primeiro semestre de 2021 elas aconteceram de forma remota, e agora está finalizando, em seis turmas, que iniciaram remotas, na forma presencial, por entender que consegue estar mais próximo e tirar dúvidas dos professores. A formação acontece ainda na Escola Maria Quitéria, que inclui ainda turmas nos dias 24 e 25 de novembro, sempre das 8h às 17h.