Camaçari Cultura e Entretenimento Notícias

Camaçari: Espaços de lazer e de convivência social são entregues em 2021 para a população

segov-seinfra-nova-praca-alvaro-simas-phoc-i-jean-victor-7-1024x682

Os investimentos em obras de requalificação de espaços públicos destinados ao lazer, convívio social e atividades esportivas para a população de Camaçari, são destaque no balanço das ações executadas pela Secretaria da Infraestrutura – Seinfra no decorrer de 2021. Inaugurado na véspera do aniversário da cidade – celebrado no dia 28 de setembro – o Horto Florestal Linaldo da Silva é o primeiro parque ecológico que passou por uma completa modernização e repaginação e está entre as iniciativas que marcaram o ano.

Com área ampla, arborizada e acolhedora, o novo horto é composto por ambiências modernas, com administração, gazebo, banheiros públicos, pergolados, salas de controle, borboletário, viveiro e também pavilhões ambiental e infantil, dentre outros. O espaço tem recebido pessoas de todas as idades para desfrutar dos elementos que caracterizam o parque. Localizado na Gleba B, o equipamento é administrado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).

Em paralelo a essa iniciativa, os esforços em melhorar a vida da população continuaram com a revitalização de praças da sede e costa do município. Ao todo, sete equipamentos de lazer tiveram as benfeitorias concluídas. Na sede ocorreram nas praças Álvaro Simas e da Rua Cruz das Almas, no Phoc I; das Ruas Piatã e Jacobina, no Phoc II; Santa Luzia, na Gleba C. Na costa, a Praça Alto da Bela Vista, em Jauá, e a Praça e Campo do Morrinho, em Barra do Pojuca. Os espaços foram contemplados com melhorias na pavimentação, parque infantil, academia ao ar livre, iluminação, paisagismo, pergolados, dentre outros elementos.

De acordo com os técnicos da Seinfra, ainda foram efetuados serviços de manutenção na Praça João Ramos Corôa, conhecida popularmente como “Dos 46”, que também foi contemplada com melhorias que resultaram no isolamento da área para realizar as intervenções, como a demolição dos passeios que encontravam-se danificados; limpeza e manutenção do parque infantil e dos bancos; fuga de material do talude com a execução de contenções para corrigir e evitar a fuga de material; e recomposição dos passeios e taludes. No local, a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) investiu na revitalização de 54 postes e na instalação de 147 luminárias de Led, além do paisagismo. Os serviços de manutenção continuam nas praças Tia Deja (antiga Praça dos Coqueiros) e Salustiano Santiago de Souza (das Amendoeiras), ambas em Arembepe; Mutirão de Abrantes e de Buris, em Vila de Abrantes.

Ainda segundo os profissionais da pasta, a secretaria requalificou os elementos ornamentais das Fontes Luminosas existentes das praças Abrantes e Desembargador Montenegro, no Centro da cidade. Foram instaladas em cada estrutura, bombas blindadas, feita a substituição do sistema de iluminação incandescente para o de LED, oportunizando a redução no consumo de energia elétrica em 90%. Também aconteceu a mudança dos transformadores de energia por equipamentos que possuem uma tecnologia moderna, além da instalação do sistema de sonorização nas fontes.

Os trabalhos seguem com a execução de 14 praças, sendo oito na sede e seis na costa. Tratam-se das seguintes obras: reforma das praças do Papa Mel, no Centro; do Campo do Mangueiral; da Rua Bauru, no Novo Horizonte; do Campo do Parque das Mangabas; do Campo do Parque Satélite; e no Verdes Horizontes são as Virgínia Reis Tude, da Rua Ipanema e da Rua Ondina. Na orla, os serviços acontecem na Praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes (Tudão) e da Matriz, em Vila de Abrantes; nas praças da Rua da Mangueira, em Areias, e de Fonte das Águas, em Arembepe; Praça e Campo Bosque Guaraípe, em Barra do Jacuípe e a Praça do Campo Principal de Barra do Pojuca.

Além das estruturas de convívio social, outro marco de grande relevância entregue aos munícipes é a Estação da Cidadania – Esporte, no Loteamento Fonte das Águas, em Arembepe, na costa de Camaçari. Um dos maiores complexos de iniciação à atividade esportiva do Brasil e o terceiro equipamento entregue à comunidade no estado da Bahia foi inaugurado e contou com a presença de autoridades do governo federal e municipal. O espaço possui ao todo uma área de aproximadamente 4.500 metros quadrados e é gerenciado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

Compreendida por espaços multiusos, a Estação conta com quadra poliesportiva reversível, arquibancada móvel que comporta mais de 100 lugares, sala para professores e técnicos, enfermaria, copa, depósito, área de apoio para administração, quatro vestiários, sanitários, mezanino para a instalação de academia, o qual pode ser acessado também por uma plataforma elevatória para pessoas com deficiência, quadra poliesportiva descoberta e área para estacionamento, entre outros itens.

Além disso, neste ano foram requalificados mais de seis campos de futebol e futevôlei em diversos pontos da cidade. Tratam-se dos equipamentos instalados na Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva (Dr.ª Eugênia), na Gleba B; na Avenida Industrial Urbana, no Ponto Certo; na Nova Vitória, próximo ao Centro de Educação Municipal Escola Paulo Freire; do Parque Verde II, conhecido como Campo da Feirinha; do Condomínio Residencial Parque São Vicente, no bairro do Santo Antônio; e da Linha do Trem, na Piaçaveira.

Seguem com obras em andamento os campos nos bairros da Gleba B, Novo Horizonte, Verdes Horizontes e nos Phocs II e III. Os serviços alcançam percentual de mais de 60% dos procedimentos concluídos e, em breve, os espaços serão disponibilizados para uso da população. Todas as benfeitorias realizadas atendem às reivindicações e solicitações dos moradores das localidades, e demonstra o esforço da administração municipal em cuidar dos munícipes.

Confira as fotos de alguns espaços: