Camaçari: Educação em tempos de Pandemia segue sendo um desafio

seduc-entrada-da-secretaria-no-predio-vermelho-jean-victor-24.02.jpg

Foto: Jean Victor

A Seduc intensificou ações no último trimestre de 2021

Para promover melhoria na educação e na aprendizagem dos estudantes de Camaçari, a Prefeitura, através da Secretaria da Educação – Seduc realizou uma série de medidas, durante todo o ano de 2021, com destaque ao último trimestre. As iniciativas vão desde formações, eventos e entrega de benefícios até a ampliação, alteração e posse de órgãos deliberativos, por exemplo.

Apesar do retorno semipresencial às aulas, em agosto, no último trimestre foi concluída a entrega, acompanhamento e atendimento às famílias do Vale Merenda, referente ao ano letivo de 2021. A ação distribuiu tickets, destinados ao uso exclusivo para compra de alimentos, totalizando um investimento de um pouco mais de R$ 1,5 milhão por mês, entre abril e dezembro.

Dentre as ações realizadas pela Seduc estão: atendimento presencial e remoto; análise e parecer em processos; levantamentos de tempo para aposentadorias e de dados de Concurso Público e Processo Seletivo Simplificado; implantação do Sistema de Gestão Educacional (SGE) nas escolas, com informe de carga hora de professor; acompanhamento, controle e autorização de horas excedentes; posse dos novos membros  dos conselhos municipais de Educação (CME) e de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB).

No período, foram entregues nas escolas, de materiais alimentícios de menor tempo de prateleira, como hortifrúti, iogurte e bebida láctea, polpa de frutas; até os de maior tempo de prateleira, como proteínas (carnes vermelhas e brancas), cereais e farináceos, tudo seguindo a programação do cardápio.

Diversos eventos aconteceram, como encontros formativos com professores que atendem a Educação Infantil, com os Professores de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Coordenadores Pedagógico e com as escolas quilombolas e do campo. Além do Talk Show com Carol Alves do Aprova Brasil, as culminâncias do Projeto Café com Prosa, encontro de autores com Diego Copque, do projeto Baú das Artes, e do Encontro e Exposição Olhos da Infância.

A equipe da Seduc fez ainda a mobilização e acompanhamento da realização das Avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), participou do III Fórum Nacional de Coordenadores Locais do Tempo de Aprender e promoveu formação para estudantes da EJA.

No período, foi programado o retorno das aulas presenciais para o ano letivo de 2022, assim como o início da renovação de matrícula. No que tange a alimentação, foi elaborado cardápio, com definição por faixa etária; escolha das preparações e definição de quantidades e horários das refeições; e feito os mapas de compras, com escolha dos alimentos e elaborações da Solicitação de Despesa e das ordens de fornecimento e acompanhamento dos recebimentos dos itens. Ainda pensando no próximo ano letivo, foi realizada a Pré-Jornada Pedagógica 2022 e a licitação dos computadores para professores.

Dos ritos para melhorias e avanço da educação no município, foram realizadas a Conferência Municipal de Educação e Audiência Pública de monitoramento do Plano Municipal de Educação, aprovadas a lei de Gratificação de Difícil Acesso e da nova lei do Conselho Municipal de Educação, esta que já foi implantada, assim como o Novo Conselho do CACS/FUNDEB. Houve ainda a posse do Novo Comitê Gestor Municipal do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e ações agregadas.

A Seduc aderiu ainda a ações como o Programa Educação e Família, o novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2021/2024, ao Programa Educação Conectada com ampliação do número de escolas e ao Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) –  Formação pela Escola.

Nos primeiros nove meses da gestão, a Seduc trabalhou para garantir o retorno das aulas semipresenciais, com ações de melhorias, manutenção, adequações, reformas e requalificações nas unidades de ensino, para adaptação ao novo cenário. Além de promover formação de cuidadores educacionais que atuam em 32 escolas de Camaçari, promoveu palestras, lançou um livro digital e fortaleceu a Coordenadoria de Inclusão Educacional.

Durante o primeiro semestre, O Mais e Melhor Educação: em Casa norteou a gestão da Seduc. Através do programa, diversas ações foram realizadas, desde finalização do ano letivo 2020, com aulas remotas, até as Escolas Formadoras e a Jornada Pedagógica 2021, realizada em três etapas, com a proposta de capacitar os docentes e a comunidade escolar para organizarem as propostas pedagógicas, de modo a continuar ofertando em 2021 o ensino remoto em tempos de pandemia e aprimorar a inteligência colaborativa da rede.

scroll to top