Camaçari Cultura e Entretenimento Notícias

Camaçari: 1º Festival do Dendê acontece na próxima terça-feira (18) no Sítio da Lagoa

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O 1º Festival do Dendê, será desenvolvido no Sítio da Lagoa, na Agrovila Pinhão Manso. O evento irá unir chefes de cozinha para uma experiência de possibilidades através do dendê com oficinas culinárias realizadas, experimentadas e degustadas no espaço remanescente do Pinhão Manso em Camaçari. Segundo os organizadores ‘Tudo isso regado a música, papos, risos soltos e mão na massa, literalmente!

A programação será realizada todos os domingos a partir do dia 18 de janeiro com uma semana de esquenta e envolvimento com o público através de lives no instagram da culinária de terreiro que hoje contempla 16 mil seguidores com rede ativada diariamente pela idealizadora da do projeto Solange Borges e todos os domingos de fevereiro e março realizarão as oficinas e cozinha show.

A motivação do evento não é apenas ensinar receitas com a utilização do dendê é também ‘fortalecer a nossa cultura, a cultura negra e transmitir a força ancestral‘. O produto é retirado da palmeira do dendezeiro, o azeite de dendê ou óleo de palma é um rico produto usado na culinária brasileira, além de ser um item sagrado usado nas religiões de matriz africana. De cor arrebatadora, simboliza o fogo e tem sabor inconfundível.

Com o festival é possível resgatar, preservar hábitos e culturas alimentares ancestrais, valorizando a força motriz que unem mulheres que compõem o matriarcado da comunidade do Pinhão Manso, no diálogo com outras bases sobre a potência social e econômica regional desse produto que alimenta uma comunidade inteira, uma região, um município, por meio da sua produção e comercialização.

A atividade faz parte da agenda Cultural da Secult. Os ingressos custam R$ 255,00 e podem ser adquiridos pelo site do Sympla.

Programação com chefes:

23 de janeiro | Jamile Carmel – Professor André Batista

30 de janeiro | Lili Almeida – Mateus Almeida

6 de fevereiro | Liege Fuentes – Fabrício Lemos

13 de fevereiro | Aline Guedes – Tadeu Nonato

20 de fevereiro | Inauguração da casa do dendê

20 de fevereiro | Solange Borges – José Machado

06 de março | Thais Ferreira – Elmo Alves

13 de março – Uerisleda Moreira – Jorge Washington

Serviço

Quando: 07 finais de semana, entre 18 de janeiro e 18 de março de 2022

Onde: Agrovila Pinhão Manso – Sítio da Lagoa – Camaçari (BA)

Realização: Culinária de Terreiro – Solange Borges | Mulheres Solares – Casa de Dendê