Camaçari Mercado e Negócios Notícias Político

Camaçari: 19.718 empreendedores foram formalizados em 2021

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Retomada econômica marcou o ano de 2021 na Sedec

Os 19.718 empreendedores formalizados em 2021, tornou Camaçari líder da Região Metropolitana em número de Microempreendedores Individuais (MEI’s). Esse número, segundo a  a Secretaria do Desenvolvimento Econômico – Sedec, contribuiu a retomada econômica de Camaçari.

Uma das ações tomadas, foi a criação do Hub de Negócios, fruto da parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, e a crescente procura dos empreendedores do município aos serviços ofertados, frente a expansão territorial do município. Além disso foi implantada uma extensão da Central do Empreendedor no distrito de Vila de Abrantes. Ainda há unidades na sede e em Arembepe, além de estar prevista a implantação de Guarajuba em parceria com a Secretaria da Fazenda – Sefaz.

Na Costa ainda foi entregue um núcleo do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador – Ciat, localizado no Centro Comercial de Arembepe, com a proposta de intermediar, facilitar e solucionar a vida das pessoas que vivem na orla e buscam por uma oportunidade de emprego.

No que se refere a crédito ao microempreendedor, entre os meses de janeiro a dezembro de 2021, foi viabilizado, através de parcerias CrediBahia, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB) e o Banco do Brasil, empréstimos no montante de mais de R$ 1,3 milhão, aos microempreendedores do município.

A Sedec ainda realizou o Programa Mulheres Empreendedoras, que certificou cerca de 200 pessoas da sede e costa. O curso abordou temas de empreendedorismo, planejamento, finanças, marketing e vendas, com destaque ao tratamento ao cliente e a nova modalidade de vendas on-line. Já em parceria com outras secretarias fez o Festival da Sustentabilidade, no Horto Florestal Linaldo da Silva, e a Sedec nas Escolas, com foco na educação empreendedora, tendo como principal público a juventude do município.

Para promover escuta das representações de empreendedores para organização de feiras de artesanato, padronização de bancas e criação de loja colaborativa e a valorização de produtos, a Sedec, através da Coordenação de Economia Solidária (Ecosol), se reuniu com diversas entidades representativas. Dentre elas: Câmara de Mulheres Empreendedoras, Núcleo de Mulheres Empreendedoras, Associação dos Trabalhadores Informais, Baianas de Acarajé e grupo de Artesãos da sede e da costa de Camaçari.

Nas ações de beneficiamento e ajuda aos pequenos empreendedores de Camaçari, no período, chegou aos seguintes números de atendimentos, aproximadamente:  15 mil emissões de boletos; 2 mil aberturas e formalizações de MEI’s; 300 consultas, senha, certidão MEI; 1.500 declarações MEI; 350 alterações MEI; 1.400 parcelamentos MEI; 156 baixas/cancelamentos MEI; 1.200 atendimentos de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e alvarás.

MEI
No ano de 2019 havia nos cadastros de empresas abertas 11.179 empreendedores formalizados. Com a criação da Central do Empreendedor, o número alcançou o montante de 19.718, o que provocou um aumento significativo na empregabilidade e na circulação de renda no município.

RETOMA CAMAÇARI
Pensando na retomada da economia no município, a Sedec iniciou o programa Retoma Camaçari, fruto do maior convênio assinado entre os 417 municípios do estado da Bahia, junto ao Sebrae, visando qualificar empresários e microempreendedores do município.

Centenas de consultorias estão sendo executadas: no programa Gestão Eficiente são 67 empresas; no Gestão Eficiente para Bares e Restaurantes são 15; o Renova Varejo beneficia 15 negócios; e o Retomada Digital com 118.

TRILHAS EMPREENDEDORAS
Ao propor uma forma inovadora de criação de valor para o empreendedorismo em Camaçari, as Trilhas do Empreendedor oportunizarão a diversos perfis de empreendedores o acesso a uma trilha de conhecimento com foco em resultados práticos nas áreas de gestão financeira, estratégica e de inovação.

A Trilha do Empreendedor, realizada com duas turmas, contou com o total de 147 inscritos, sendo 51 empreendedores compondo a primeira turma e 96 empreendedores compondo a segunda turma.

CONSULTORIAS EMPRESARIAIS
Este eixo consiste em consultoria setoriais voltadas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas da cidade. Estas focam na melhoria da gestão da empresa e na ampliação da maturidade empresarial. Divididas em duas metodologias de atuação, Melhoria de Desempenho Empresarial (MEDE) e Consultorias Empresariais, foi possível atuar com 254 empresas distribuídas nos setores de Comércio, Serviço, Turismo e Indústria.

CIAT
O ano de 2021 contou com o Ciat e o Núcleo Ciat Costa, que levou maior comodidade e mais acesso aos moradores da região. Com a nova unidade, foram firmadas parcerias com diversas empresas que se instalaram no município, como por exemplo, os novos Atakadão Atakarejo Itacimirim e o Hiperideal, e desde a inauguração tem fluxo de quase 80 pessoas por dia, de segunda a sexta, tanto para pesquisa e encaminhamento, quanto para habilitação de seguro desemprego.

No Ciat, durante o último ano, foi conquistada a meta de 5.127 encaminhamentos para entrevista de emprego. Foram 1.063 pessoas empregadas ou recolocadas no mercado de trabalho e 3.894 passaram pelos cursos de qualificação para o mercado de trabalho. Há ainda a expectativa de novas oportunidades com o início das operações da Orbi Química e da Unigel.