Salvador Saúde

Bruno Reis entrega hospital de campanha em Itapuã; 129 pacientes aguardam regulação

foto: divulgação / PMS
foto: divulgação / PMS

A mais nova unidade exclusiva de tratamento de pacientes infectados pelo Covid-19,  foi entregue em Salvador nesta sexta-feira (12), com detalhes apresentados pelo prefeito Bruno Reis, na Estação Cidadania de Itapuã, complexo esportivo municipal.

De acordo com a gestão da capital, o equipamento de saúde em Itapuã possui dez leitos de UTI e 40 de enfermaria e já começa a receber hoje pacientes regulados de unidades de urgência e emergência. Além do novo espaço, a população já tem disponível outros quatro hospitais de campanha sob a gestão do município: o Santa Clara (Itaigara), Salvador (Federação), Sagrada Família (Bonfim) e a unidade no Caminho das Árvores.

“O momento exige união de todos nós. O funcionamento dessa unidade vai permitir salvar vidas em nossa cidade. Hoje voltamos a amanhecer sob grande dificuldade, as UPAs continuam lotadas. Assim como ontem (11), hoje (12), novamente, 129 pacientes estão aguardando por regulação, sendo que transferimos 97 pessoas nas últimas 24h”, afirmou Bruno Reis.

Estrutura ampliada

Com os dez leitos de UTI abertos no novo hospital de campanha da Estação Cidadania de Itapuã, Salvador passa a contar com 266 leitos de terapia intensiva – 38 a mais em comparação à primeira onda. De acordo com o prefeito, o município fica atrás apenas da capital paulista, que é a mais rica no Brasil. A capital baiana também estendeu a quantidade de leitos de enfermaria, saindo de 271 vagas para as atuais 349.

Com os cinco hospitais de campanha, seis gripários, duas tendas de suporte ventilatório e as quatro unidades básicas transformadas em pontos de urgências para tratamento de infectados pela Covid-19, a cidade tem, na prática, 17 estruturas montadas exclusivamente para o enfrentamento ao coronavírus. Graças a esses investimentos, destacou Bruno Reis, Salvador tem evitado passar por um colapso no sistema de saúde.