Biblioteca Jorge Amado ganha nova estrutura e Memorial

Biblioteca-9.jpeg

 

A Biblioteca Jorge Amado, que fica localizada na Cidade do Saber recebeu uma repaginação e uma nova estrutura. O espaço, que antes ficava na Avenida Radial A, em um prédio alugado, passa agora a ocupar uma área de 250 m², com capacidade para cerca de 70 pessoas, nas dependências da Cidade do Saber.

A inauguração da Biblioteca ocorreu na tarde desta quinta-feira (26/10) e passa a contar com um ambiente mais lúdico e interativo, com direito a um memorial em homenagem ao consagrado escritor baiano que dá nome ao equipamento e a sala de oficinas. Outra novidade no local foi o relançamento do programa “Vamos Ler Camaçari”, que incentiva a leitura, criado no ano de 1999.

A  secretária de Cultura, Márcia Tude falou sobre o equipamento. “A Biblioteca faz parte da identidade do município, da nossa história e foi por muito tempo negligenciada, mas hoje nós estamos fazendo um investimento significativo, que vai desde a oferta de uma estrutura adequada à informatização e o desenvolvimento de ações que estimulem os nossos jovens a lerem mais e a usarem esse espaço que é feito e pensado para eles”, finalizou.

A Biblioteca

A Biblioteca Municipal Jorge Amado, que antes funcionava na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), em um prédio alugado, passa a ocupar uma área de 250 metros quadrados, com capacidade para cerca de 70 pessoas, nas dependências da Cidade do Saber. A medida, além de oferecer condições mais dignas para os usuários e funcionários do local, possibilita importante economia para os cofres públicos.

No térreo fica instalado o Memorial Jorge Amado e a sede do Comitê Proler. Já no primeiro andar do prédio de cursos funcionam a recepção, as salas de pesquisa e empréstimo, além das salas de oficina e de processamento técnico, esta última onde é feita a catalogação dos livros. No segundo andar funciona o telecentro, espaço destinado à inclusão digital e onde ocorrem as aulas de informática básica. A biblioteca está equipada ainda com estrutura para pessoas com deficiência, a exemplo de elevador, corrimão e banheiro adaptado.

A Biblioteca Jorge Amado possui um acervo bibliográfico variado de aproximadamente 8 mil exemplares, tem cerca de 8 mil leitores cadastrados e uma média de atendimento mensal de 600 pessoas. O horário de funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O acervo é formado por livros didáticos, dicionários, enciclopédias, romances, atlas, gramáticas, jornais, revistas, dentre outros. No momento, a equipe da Secult está em fase de seleção de obras para renovar o acervo. Deficientes visuais também têm oportunidade de se deleitarem com a leitura, já que a biblioteca também dispõe de exemplares em braile.

 

scroll to top