Cultura e Entretenimento

Bate-papo Literário em Salvador celebra Dia Nacional do Escritor

batepapo

Marcando o Dia Nacional do Escritor, celebrado em 25 de julho, nesta quinta-feira (25/07) é realizado em Salvador um bate-papo com três escritores contemporâneos que debaterão sobre literatura, processo de escrita e produção independente na Bahia. O evento acontece a partir das 17h no Museu de Arte da Bahia (MAB).

Entre os participantes do bate-papo está Dayane Tosta, mulher preta, da periferia, pedagoga, professora da educação infantil e mestra em Ensino na Educação Básica (UFG). É autora do livro de poesia “Nua e outros poemas” (2019), tem poemas publicados na Revista Gente de Palavra e é uma das autoras da antologia de poetisas baianas “Corpo que queima”. Escreve sobre afetos, desilusão e amor próprio.

Também participa do evento Tatiane Bastos, baiana, casada e mãe de duas filhas. A autora iniciou sua carreira publicando os romances “Onde eu quero ficar” (2016) e “A cor do teu sorriso”(2018) na plataforma digital Wattpad. O primeiro é voltado para o público juvenil e o segundo para o público feminino adulto. Mais recentemente, publicou na Amazon o e-book “Cachos pra quê te quero?” (2019), onde discute a autoaceitação através da transição capilar realizada pela personagem principal, Rita. Em todas as suas obras, a autora tem como traço marcante o regionalismo, a Bahia e o seu povo.

O bate-papo ainda conta com a participação de Matheus Peleteiro soteropolitano, graduado em Direito e tradutor. Publicou, em 2015, o seu primeiro romance, “Mundo Cão”; em 2016, lançou a novela “Notas de um Megalomaníaco Minimalista” e o livro de poemas “Tudo Que Arde Em Minha Garganta Sem Voz”. Em 2017, publicou seu primeiro livro de contos “Pro Inferno com Isso” e, em 2018, assinou, ao lado do tradutor Edivaldo Ferreira, a tradução do livro “A Alma Dança em Seu Berço” (ed. Penalux), do premiado poeta dinamarquês Niels Hav, logo após ter lançado a distopia onde satiriza a política brasileira, intitulada “O Ditador Honesto”. Recentemente publicou “Nossos corações brincam de telefone sem fio” (2019).