Bairros periféricos registram os piores índices de isolamento social em Salvador, diz estudo

92547jardim-cajazeiras-pau-da-lima-e-sussuarana-estao-entre-os-bairros-com-piores-indices-de-isolamento-3.jpg

Foto: Reprodução

A pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba), realizada entre 23 de março a 27 de abril, afirma que os bairros de Jardim Cajazeiras, Jardim Santo Inácio, Pau da Lima, São Marcos, Arenoso e Sussuarana são considerados os locais com os piores índices de isolamento social da capital. Estas localidades registraram uma média de isolamento de apenas 48%. Enquanto os bairros como Stella Maris, Graça, Vitória, Barra, Garcia e Pituba, obtiveram uma melhor taxa, registrando uma média de 57%. 

Apesar de nenhuma área do município ter atingido ainda o valor mínimo de isolamento, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que seria entre 60% e 70%, o estudo aponta que a adesão das medidas de isolamento social variam de acordo com as condições de vida da população. 

“Tendo em vista que parcela significativa da população encontra-se em contexto de vulnerabilidade social, foi necessário avaliar também esses indicadores para entender o grau de adesão ao isolamento social”, explica Marcio Natividade, professor do ISC/Ufba e um dos autores do estudo.

O último dado, de 27 de abril, mostra que Salvador apresentava 50,1% de isolamento. O maior percentual registrado na capital foi em 22 de abril (67%). Na Bahia, o último índice apurado, no dia 25 de abril, mostrou uma taxa de 51,6% de isolamento. Já o maior valor registrado até agora no estado foi em 22 de março, quando chegou a 58,3%; e o menor, em 16 de abril (40%).

Confira mais detalhes através da nota técnica do ISC – UFBA, clicando aqui.

scroll to top