Baía de Todos-os-Santos faz aniversário e recebe limpeza

Baía-de-Todos-os-Santos-Jornal-A-Tarde.jpg

Foto: Jornal A Tarde

Chamada de Kirimurê pelos povos originários, a Baía de Todos-os-Santos completa nesta segunda-feira, 1º, 520 anos de batismo com o nome dado pelos portugueses, em 1501.

Para celebrar a região, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, acontece nesta segunda, na Praia de Viração, localizada na Ilha dos Frades, uma ação de coleta submarina de resíduos.

O projeto é promovido pelo Paramana Gin, com o apoio da Fundação Baía Viva, juntamente com BP XP Investimentos.

Para o coordenador científico-técnico da ação, José Rodrigues, o projeto busca fazer a limpeza, mas também educar as pessoas. “Sempre levando essa ideia de sensibilizar a população quanto à necessidade de melhorar essa relação com o meio ambiente, em especial com esse ambiente marinho”, ressalta Rodrigues.

Esta é a terceira edição do projeto e a limpeza, que conta com um grupo de 20 mergulhadores experientes, terá à frente a BF Serviços Ambientais.

A presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, chama atenção para a “necessidade de preservação dos ambientes marinhos, que sofrem diariamente os impactos do descarte indevido de resíduos”. Na primeira edição do projeto, em junho na Praia da Gamboa, foram coletadas cerca de três toneladas de resíduos.

Preservação

Além do projeto na Ilha dos Frades, hoje o aniversário da baía também é comemorado no Observatório BTS, no bairro da Ribeira, com a realização de um seminário, assim como uma exposição para debater temas como sustentabilidade e serviços na região.

Está no evento a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com autoridades e representantes de segmentos turísticos. Atualmente, a Setur-BA investe em municípios no entorno da baía com obras de urbanização, ações socioambientais, sinalização turística e recuperação de um museu. O valor investido chega na faixa de 70 milhões de dólares, conforme informado pela própria secretaria.

scroll to top