Camaçari Notícias Poder Público

Assinatura de termos de fomento garante investimento de R$ 660 mil no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Camaçari

Foto: Tiago Pacheco
Foto: Tiago Pacheco

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), assinou nesta quarta-feira (24) Termos de Fomento para execução de projetos ligados à promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Ao todo, foram sete documentos de projetos selecionados através do Chamamento Público de número 003/2020, que contemplarão 690 crianças e adolescentes da sede e costa de Camaçari, e, para isso, serão investidos mais R$ 660 mil do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA).

O próximo passo será a assinatura dos termos pelas entidades que executarão os projetos, previstos para iniciar no mês de março. As propostas trabalharão, por exemplo, com o fomento da leitura e da escrita, promoção de oficinas de artes, e a contribuição para a formação educacional com atividades culturais, como dança, música e artes gráficas.

“Fizemos a Escuta Especializada, o Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA), implantamos uma unidade exclusiva de atendimento que é o Centro de Atenção à Saúde da Criança, e conquistamos o título de Prefeito Amigo da Criança, como reconhecimento a ações como estas. Vamos continuar desenvolvendo políticas públicas voltadas para as nossas crianças e adolescentes”, falou Elinaldo.

“Estou muito feliz com esse momento. Entendemos, enquanto gestão, a necessidade da proteção às nossas crianças e adolescentes através de ações preventivas. E contribuir com o fortalecimento e promoção destas iniciativas, reforça em mim a direção que devemos seguir”, complementou a secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Renoildes Oliveira.

O Chamamento Público foi uma realização conjunta da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Por causa da pandemia da Covid-19, as entidades assinarão os termos individualmente na sede da pasta.

Confira os projetos e organizações sociais selecionados:

  • Educação Integrada em Literatura e Artes, pela Escola Creche Nossa Senhora do Amparo, na sede;
  • Fé Menina, pelo Instituto COMVIDA, em Vila de Abrantes;
  • Criança e adolescente com ritmo e movimento, pela Associação Comunitária de Parafuso, em Parafuso;
  • Ações ligadas à promoção do esporte, cultura e lazer, pela Associação Paulo Tonucci (APITO), na sede;
  • Unidos por uma vida mais digna para todos, pela Associação de Apoio Social de Camaçari (AASC), na sede;
  • Cor, som e movimento: Adolescentes amplificando sua cidadania através da Arte e da Cultura Hip Hop, pela Associação Cultural Bamuca, na sede;
  • Artes que transforma vidas, pela Fundação Emaús, em Monte Gordo.