Anvisa bloqueia ferramenta Zoom após possíveis falhas de segurança

06175545713445.jpg

Foto: Divulgação

 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou na tarde da última segunda-feira (6), a decisão de bloquear o aplicativo Zoom Meeting — utilizado para a realizar eventos virtuais como reuniões e afins — nos computadores da agência, após a identificação de possíveis falhas graves de segurança na ferramenta. Segundo o órgão nacional, outro fator que pesou na decisão, foi a existência de uma plataforma corporativa, já em uso pela Anvisa, que também permite a realização de videoconferências.

A medida de segura foi adotada a partir das vulnerabilidades do Zoom Meeting,  detectadas pela área de Tecnologia da Informação (TI) da Anvisa. Ainda de acordo com a Agência, estas vulnerabilidades, quando exploradas por hackers, permitem o acesso não autorizado à câmera e ao microfone dos dispositivos tecnológicos que utilizam a ferramenta, viabilizando o roubo das credenciais dos usuários e de informações trocadas nas reuniões.

Conforme a nota enviada pelo Zoom para a Gerência Geral de Tecnologia da Informação (GGTIN) da Anvisa, a empresa reconheceu o problema ao admitir que estão sendo aplicadas correções de segurança no software. Dessa forma, a Anvisa aguarda as correções do software para poder reavaliar o seu posicionamento.

scroll to top