Notícias

Afrobaile neste sábado: A Banda Afrocidade leva o suingue para Salvador

Foto: Juliano Sarraf
Foto: Juliano Sarraf

AFROBAILE NO BARRA 33

O Afrobaile, que acontece há quatro anos em Camaçari, chega pela primeira vez a Salvador, no dia 29 de julho, a partir das 22h. A festa, que é idealizada e comandada pela banda Afrocidade, será realizada no Barra 33. Para esta edição, o grupo convida a rapper Áurea Semiseria e a Dj Samira Soares (@narrativasnegras) para uma participação especial, além do setlist colaborativo de Eric Melo.

No repertório do Afrocidade, músicas já conhecidas do público como “Que Swing é Esse?” e outras que ainda não foram lançadas oficialmente. A banda traz uma mistura de letras politizadas, com ritmos populares como o arrocha e o pagode, além da música afro, dub jamaicano, o reggae, o ragga e o afrobeat.  O som resultadas mais variadas expressões da música negra, que o grupo chama de Afro-Regional-Beat. Além de saudar os tambores da África, o Afrocidade reafirma em suas letras a força, importância e influência direta dos valores étnicos nos baianos e brasileiros.

 SOBRE A BANDA AFROCIDADE

É bastante sugestivo dizer que a banda Afrocidade nasceu de um encontro de percussionistas. Isso porque, em 2011, o núcleo de Música na Cidade do Saber, no município de Camaçari, ofereceu oficinas de percussão e foi neste momento que os primeiros integrantes se conheceram e fundaram o grupo. Sendo assim, fica evidente que os ritmos percussivos, presentes em diversos gêneros, são as bases para a formação da identidade musical da banda.

Composição

A banda é formada por Ueslei Melo, Fernanda Maia, Rafael Lima (trio de percussão), Marley Lima (baixo), Fal Silva (Guitarra), Sullivan Nunes (teclado), José Macedo (vocal) e Eric Mazzone (bateria e produção musical). O duo de sopro é formado atualmente pelos músicos convidados Dinho Cachoeira (trompete) e Iadson Oliveira (sax). Sendo assim, Afrocidade pode ser facilmente chamada de Big Band com referências e musicalidades distintas que formam uma unidade.

SERVIÇO // AFROBAILE EM SALVADOR

Atração: Banda Afrocidade

Convidados: Áurea Semiseria, Dj Samira e Eric Melo
Data: 29 de julho (sábado), às 22h
Local: Barra 33
Endereço: Rua Dias D’ávila, 33, Barra (próximo ao Farol da Barra)
Ingressos:
15 conto | antecipado pelo sympla
(link – https://www.sympla.com.br/afrobaile__167158)
20 conto | no local até meia noite
25 conto | no local após a meia noite
*Aniversariante tem acesso free.

 

Foto: Juliano Sarraf

 

Texto: Ascom/Afrocidade