Diante o atual cenário de luta contra a discriminação racial no Brasil, a marca de produtos de limpeza, Bombril, gerou polêmica nas redes sociais. Na última quarta-feira (17), a empresa foi criticada após relançar este ano em seu catálogo online de vendas a esponja de aço “Krespinha”, produto que faz uma associação pejorativa ao cabelo da mulher negra.
O propaganda original do produto, criado em 1952, estampava uma criança afrodescendente. Atualmente, a esponja não possui esta mesma arte, mas continua com o nome “Krespinha” e a logo “ideal para limpezas pesadas”.
Indignados, os internautas e ativistas vêm utilizando o Twitter para repreender a atitude da marca, com a hashtag “Bombril Racista”. O assunto liderou o “Top Trendings” da plataforma, classificação dada aos tópicos mais comentados do momento.
Acabei de tirar esse print do site da @BombrilOficial e estou extremamente ofendida e chateada com isso, é inacreditável que em pleno século 21 ainda de encontre esse tipo de coisa. #bombrilRacista pic.twitter.com/Ai6yqT1L5K
— Sarinha🐞 (@SaraRismo) June 17, 2020
Krespinha, a esponja de aço da Bombril, perpetua estereótipos racistas e imagens de controle que associam o corpo de mulheres negras ao trabalho doméstico pesado. O nome e o mkt é baseado em racismo. Fere historicamente a subjetividade de mulheres negras e segue firme no mercado.
— Winnie. (@winniebueno) June 17, 2020
Demorei uma vida inteira para ter uma relação de amor e respeito com o meu cabelo. Cresci ouvindo que ele era ruim, que era igual Bombril, mas felizmente hoje me aceito por completo e tenho certeza de que a única coisa ruim nessa história toda é o preconceito! #bombrilracista pic.twitter.com/BHFOvlBQ3G
— Juh Sarah (@JuhSarah) June 17, 2020
Após a repercussão do caso, a marca removeu o item de seu portfólio comercial e se manifestou através de uma nota. No informativo, a empresa diz que “mesmo sem intenção em ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade”, e afirma que irá “rever a comunicação da companhia e identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade”. Confira:
https://www.instagram.com/p/CBjBTfqATOQ/