Ações de prevenção do câncer de mama serão intensificadas em Salvador no Outubro Rosa

saude-cancer-de-mama-20150517-001.jpg

Durante o Outubro Rosa, as ações de diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama serão intensificadas em Salvador. Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procure um dos 126 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem. No local, serão feitos os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada. As ações terão a presença de profissionais de saúde, para realizar o agendamento de exames clínicos e mamografia para mulheres de 50 a 69 anos.

O início oficial da campanha acontece nesta segunda-feira (01/10), com a iluminação do Elevador Lacerda na cor rosa, e prosseguirá com diversas atividades durante todo o mês. Dos dias 8 a 11, as mulheres podem conferir a Loja Rosa instalada no Shopping Center Lapa, no Centro, das 9h às 17h. O local ofertará serviços e orientações na área de saúde da mulher. Neste mês, ainda será realizado um passeio de bike no Dique do Tororó para sensibilizar a população sobre a doença.

Nos 12 distritos sanitários do município serão realizadas mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce.

De janeiro a setembro deste ano, foram registrados cerca de 217 óbitos em decorrência da patologia na capital baiana, o que significa elevada taxa de moralidade, sobretudo por diagnóstico tardio, geralmente, quando a doença está em estado avançado. No entanto, das 65 mil vagas disponibilizadas esse ano na rede municipal para a realização de mamografias, apenas 25 mil foram preenchidas.  “Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso, é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou Mirelle França, coordenadora do setor materno-infantil da SMS.

 

scroll to top