“A privatização da Embasa nunca foi, não é e nunca será minha intenção”, declara Rui Costa

rui-costa-privatização-embasa.jpg

Foto: Manu Dias/ Secom Bahia

O governador Rui Costa (PT) afirmou na tarde de ontem (29) que a Embasa não será privatizada. “A privatização da Embasa nunca foi, não é e nunca será minha intenção”, garantiu. A declaração foi dada durante cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O projeto de lei 22.011/2016 encaminhado pelo governo estadual à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) trata da criação da Empresa Baiana de Ativos S.A (BahiaInvest).  Esta seria uma empresa de economia mista, com investimentos públicos e privados, direcionada a também desenvolver ações na área de saneamento básico e abastecimento de água de grandes centros urbanos.

“Com a BahiaInvest, estamos buscando um modelo que deu certo em alguns lugares do mundo de atrair investimentos privados, num modelo de capitalização que garanta retorno através de investimentos públicos para setores privados que queiram investir nesta empresa. A BahiaInvest vai, por exemplo, capitalizar investimentos do VLT. Então, empresários que não sejam os que vão operar o VLT poderiam comprar uma cota desse investimento”, declara.

A iniciativa autoriza o Estado a integralizar o capital da BahiaInvest com até 25% das ações ordinárias e 25% das ações preferenciais de titularidade do governo da Bahia na composição acionária da Embasa.

Porém, o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia (SINDAE-BA) afirma em nota publicada em seu site que a criação da BahiaInvest é “um disfarce para a privatização”. A entidade explica que a nova empresa passa à condição de acionista relevante e poderá ter assento no Conselho de Administração da Embasa.

scroll to top