UFBA Camaçari: Ganha terreno para construção do Campus universitário

WhatsApp-Image-2022-01-11-at-13.38.11.jpeg

Foto: Redação Cidade Satélite

Na manhã desta terça-feira (11), aconteceu o ato simbólico de assinatura da doação de dois terrenos à Universidade Federal da Bahia – UFBA. As áreas que somam mais de 147 mil metros quadrados vai viabilizar a construção, implantação e manutenção do Campus universitário em Camaçari de forma definitiva, ofertando os cursos de Bacharelado Interdisciplinar.

Atualmente a UFBA funciona de forma provisória no Prédio da Cidade do saber, de acordo com a diretora do Instituto de Tecnologia Ciências e Inovação – ICTI, Maiana Matos, o Campus vai possibilitar a ampliação de vagas nos cursos já ofertados, assim como a oferta de novos cursos e outras atividades educativas e culturais. “Possibilitar também que seja uma universidade, um espaço em que a comunidade tenha acesso maior a universidade, com extensão, outras atividades culturais, esportivas, então vai ser de fato muito favorável para Camaçari e para o entorno“, pontua Maiana.

Ouça a entrevista completa:

O reitor da UFBA João Carlos Sales parabenizou o prefeito e a Câmara de vereadores pela iniciativa de doar o terreno e investir em educação. Em sua fala durante o evento ele ressalta que: “A aposta na educação é segura. Não só segura como necessária“, se referindo aos esforços do poder público em aprovar o projeto de lei para doação do terreno.

O prefeito Elinaldo considera a permissão para o Campus funcionar de forma provisória na Cidade do Saber, como o ponta pé inicial, o terreno vai garantir a permanência da UFBA em Camaçari. “A doação do terreno é a garantia que a UFBA tem um espaço na região metropolitana, aqui em nosso município“, relata Elinaldo. Ele ainda acrescenta que a doação do terreno é mais uma etapa e se comprometeu a ajudar na busca de recursos para a construção da universidade.  ‘Eu também estou me colocando à disposição com minha relação em Brasília, com a relação que eu tenho com o deputado Paulo Azi, para que junto ao nosso partido, nós consigamos dar a garantia da execução dessa obra’.

Ouça a entrevista completa:

Sempre se mostrando uma defensora da educação e da universidade, a secretária de educação Neurilene Martins esteve presente e comenta sobre a importância da UFBA para Camaçari. “A Universidade é direito de todos, principalmente dos que mais precisam”, defende. Ela considera o acesso a educação superior essencial para que os jovens tenham um futuro de possibilidades. “Esse Panorama Inter educacional, do nível superior é que vai garantir que os nossos jovens tenham um futuro promissor, acrescenta Neurilene.

Fizeram parte da mesa do evento e fizeram o uso da palavra, o Prefeito Elinaldo Araújo, o vice prefeito Tude, a secretária de educação do município, Neurilene Martins, o Vice-presidente da Câmara de vereadores de Camaçari, Dilson Magalhães, a  diretora do ICTA Maiana Matos, o reitor da UFBA, João Carlos Sales, o pró-reitor Penildon Silva Filho e o Deputado Federal Paulo Azi. Diversos vereadores e secretários também se fizeram presentes no ato.

 

scroll to top