Camaçari Notícias Político

1º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência acontece nesta sexta (3) em Camaçari

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª Edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) realiza o 1º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência (PCD) nesta sexta-feira (03.12), no auditório da Casa do Trabalho. Com o tema “Políticas públicas e suas dimensões de acessibilidade”, a iniciativa tem como parceira a Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Camaçari. O credenciamento acontece a partir das 8h, e a programação com palestras, oficinas e apresentações culturais seguem até 17h. Para participar, é necessário efetivar inscrição gratuita por meio do formulário.

O Fórum contará com atrações culturais. O Mestre de capoeira Ismael, o Contramestre Risadinha, e a Associação dos Surdos prepararam performance especial para o evento. No foyer do espaço, acontece exposição de artes de PCDs, ladeada por apresentação do Grupo Sinfônico do Conservatório de Música da Cidade do Saber.

A mesa vespertina começará a partir das 13h30. Entre os convidados estão, Claudio Vieira, baiano responsável pelo Projeto Alegra-te; a consultora de carreiras para pessoas com deficiência, Amanda Brito; o especialista paratleta e coach camaçariense Paulinho do Esporte, além de diversos especialistas nos campos da educação, serviço social e saúde.

A partir das 15h50, será a vez das oficinas. Como temas, as atividades trabalharão as dimensões de Acessibilidade Arquitetônica, Programática, Metodológica, Comunicacional, Natural e Atitudinal. Durante a tarde acontece, também, dinâmica com robótica inclusiva, com a equipe da Escola Dom Pedrinho, sob a direção de Adriana Marcele e equipe.

O grupo percussivo Levada do Saber, com o Professor Wendell Congas e alunos, apresenta-se como atividade cultural da tarde. Performance de dança inclusiva será conduzida pela cadeirante e mãe, Suely de Fátima Souza, que apresenta com seu filho Fernando de Souza, o número “Família, fundamental na inclusão”.

O Fórum mobiliza toda a rede de entidades e representações políticas que se dedicam à defesa dos direitos da criança e do adolescente no município de Camaçari, com foco PCD. Com a iniciativa, o GTC amplia o escopo do evento que discutirá, além de questões atinentes à criança e ao adolescente, necessidades dessa população também em idade adulta. Ao final do evento, às 17h, haverá apresentação de documento com os encaminhamentos das atividades.