Workshop sobre marketing digital reúne empresários ligados ao trade turístico

Workshop-2.jpeg

A consultoria do Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE Turismo) está completando seis meses e já soma indicadores positivos para os empresários do município de Camaçari. Por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura de Camaçari está oferecendo consultoria especializada para restaurantes e meios de hospedagem da sede e da Costa de Camaçari. O programa, desenvolvido através da Secretaria de Turismo (Setur), contempla 30 empresários, que estão tendo acesso a um serviço gratuito de consultoria personalizada. Uma parte desse grupo se reuniu na manhã da terça-feira (26/11), em Jauá, para o IV Workshop do MEDE, tendo como tema, marketing digital.

O MEDE Turismo faz parte da estratégia do prefeito Elinaldo Araújo para fortalecimento dos estabelecimentos instalados no município e fomento ao empreendedorismo. “Com o MEDE, estamos dizendo aos empresários que o governo municipal entende o potencial de cada negócio, vê o Turismo como vetor econômico e o empreendedor como grande protagonista dessa nova fase de crescimento econômico do município. Estamos dando as ferramentas para que as pessoas sejam agentes da mudança que a cidade precisa. Essa preocupação vai desde o grande empresário até o comércio informal. Todos são importantes na cadeia produtiva do Turismo”, destaca o secretário de Turismo, Gilvan Souza.

A consultoria é construída em três pilares básicos: construção do diagnóstico das empresas, construção de um Plano de Ação, construção e execução do Plano de Melhoria. De acordo com o gestor de projetos do Sebrae,  Paulo Azevedo, as empresas estão agora na fase de melhorias. “Dentro do nosso trabalho, percebemos uma carência na área de marketing e, a partir daí, trouxemos a discussão para um fórum mais ampliado, para construir com o grupo”, explica. “A gente percebe que hoje o grupo está mais ativo, a resposta está muito positiva, porque tem um consultor que também é conselheiro, dentro das empresas, ajudando a resolver o problema dessas empresas”, conclui.

Os publicitários Saulo Sancio e Vitória Adriele participaram de um bate-papo com os empreendedores sobre a importância do marketing digital, assim como as novidades do setor, ferramentas e cases de sucesso. “Nossa intenção foi mostrar como as empresas podem se adequar e ter sucesso na internet”, explica Saulo. Já Adriele destaca a importância de ‘humanizar’ as redes sociais, com uma comunicação clara e criando conexões com o público-alvo. “Eu costumo dizer que o marketing digital é uma das ferramentas mais democráticas de comunicação”, define a publicitária.

Nesta fase da consultoria, as empresas já apresentam dados financeiros mais organizados, com conhecimento de receita e despesas, custo fixo e variável. No caso dos meios de hospedagem, os empresários também aprenderam a analisar taxa de ocupação e contratação de pessoal, de acordo com as necessidades dos empreendimentos. “Eu acho que hoje já tem um olhar diferente do empresário, de despertar, olhar os números do negócio, se apropriar do próprio negócio”, revela a consultora do Sebrae, Genia Porto.

Ainda esse ano, no dia 12 de dezembro, será realizado outro workshop. Dessa vez, o encontro será em Itacimirim, tendo como tema Educação Financeira.

scroll to top