Vila de Abrantes e Monte Gordo vão contar com Policlínica e Central de Regulação

3101170936528409.jpg

O território municipal de Camaçari será dividido em três grandes Distritos Sanitários, um na sede e os outros dois em Vila de Abrantes (primeira a receber o projeto) e Monte Gordo. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa foi realizada após estudo para identificação dos problemas na prestação dos serviços de saúde e irá ampliar e aproximar a cobertura de saúde da população.

Os distritos disporão de estruturas como Policlínica, com diversas especialidades médicas; Central de Regulação, responsável pela marcação de consultas e exames; além de Vigilância em Saúde, com serviços das vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental em Saúde.

Cada Poligonal vai contar com uma sede administrativa e aquelas que já contam com Pronto Atendimento (PA) e Unidades Básicas e de Saúde da Família terão os serviços readequados. Em Vila de Abrantes, o PA será reativado em um novo espaço.

O secretário de Saúde, Elias Natan, explica que o distrito de Abrantes, que compreende também Jauá, Areias e Arembepe, será o primeiro a contar com 100% de cobertura pelo Programa de Saúde da Família. “Para isso ampliaremos o número de equipes”, esclarece o gestor ao acrescentar que “as famílias vão estar cadastradas e serão acompanhadas pelos Agentes Comunitários de Saúde”, concluiu.

Ainda segundo a Prefeitura, a territorialização ocorrerá de maneira gradativa e vai respeitar as características epidemiológicas de cada distrito. Atualmente o foco é estruturar e complementar os serviços no distrito de Abrantes, que é o projeto piloto, mas na sequência será a vez de Monte Gordo, que vai de Barra do Jacuípe à Barra do Pojuca. A metodologia de aproximação dos serviços começou no município com a instalação da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na orla, mais precisamente em Arembepe.

scroll to top