Vice-reitora da UNEB não continuará na chapa de reeleição com atual reitor

carla-752x440.png

Em dezembro deste ano, a UNEB finaliza a gestão [2014-2017] da encabeçada pelo reitor, José Bites, e pela vice-reitora, Carla Liane. Em sua página nas redes sociais, Carla Liane, publicou nesta segunda-feira (10) uma nota de esclarecimento sobre seu posicionamento em relação à chapa reeleição junto com o atual gestor da instituição.

Leia nota na íntegra

Prezados membros da comunidade acadêmica da Universidade do Estado da Bahia,
Com a aproximação do encerramento de um ciclo que marcou a gestão 2014-2017 da Universidade do Estado da Bahia, da qual participo na condição de vice-reitora, tenho sido questionada sobre a minha posição para o próximo pleito eleitoral que se aproxima.

A partir de uma avaliação criteriosa do último período tomei a decisão de não continuidade na chapa de reeleição juntamente com o atual reitor.

Sou uma mulher negra, oriunda da periferia de Salvador a quem a universidade deu régua e compasso enquanto espaço formativo e de prática profissional. Nela aprendi a opinar com embasamento e coragem, a fazer escolhas permeadas pela ética e compromisso cidadão, a agir com espírito crítico renovado para questionar, sempre que necessário, mentalidades, valores e práticas que possam se contrapor à liberdade de participação com compartilhamento de ideias, à tolerância e ao respeito à diversidade, princípios caros à democracia.
A construção da gestão pública nas instituições democráticas requer a defesa contundente desses princípios, sendo o diálogo o veículo fundamental para a tomada de decisão envolvendo as representações que compõem a dinâmica da vida universitária. Confesso que senti falta particularmente desse elemento nesse percurso de gestão.

Mas, na minha vida aprendi em família, deste cedo, que promessas e compromissos têm que ser cumpridos, que o papel público exercido pelo cidadão é de responsabilidade vital, pois nele estão depositados os anseios de toda uma comunidade que o elegeu por meio do voto.

Por esse motivo resolvi cumprir o meu mandato até que o mesmo finde em dezembro de 2017.
Seguirei defendendo modelos de gestão que sejam, de fato, colaborativos, participativos, impessoais e transparentes, onde todos os sujeitos que compõem a vida universitária sintam-se reconhecidos e possam verdadeiramente opinar acerca das decisões, com espírito critico, fazendo uso da liberdade e exercitando a autonomia.

Que possamos ser capazes de assegurar, em qualquer cenário, o respeito mútuo e o direito de cada um avaliar seus ciclos e decidir sobre o seu próprio destino, combatendo toda e qualquer forma de constrangimento e violências, sejam elas ideológicas, de gênero, raça, sexualidade ou geracional, práticas estas que não condizem com a identidade e a missão institucional da UNEB.

As minhas bandeiras de luta perpassam pelo ideal de universidade aberta ao debate democrático, respeitoso e leal, compreendida na sua complexa totalidade sem privilégios de quaisquer setores, envolvida externamente com as demandas da sociedade e internamente preocupada com a qualidade da formação oferecida aos seus jovens, com a produção do conhecimento e, ao mesmo tempo, humanizada e zelosa com os seus profissionais docentes e técnicos.

Agradeço a confiança depositada em mim pelos diversos segmentos que compõem esta universidade. Deixarei a gestão 2014-2017 renovada em esperanças, motivada para projetos futuros e novos sonhos!

Dra. Carla Liane Nascimento dos Santos
Profª Adjunta do Departamento de Educação Campus I
Vice-Reitora UNEB (2014-2017)

scroll to top