Poder Público Político

Vereadores solicitam criação de Parque Ecológico Municipal em Barra do Jacuípe

PHOTO-2019-08-20-11-46-08

A preocupação com a preservação do meio ambiente e da faixa litorânea do município de Camaçari esteve em pauta na Câmara Municipal, durante sessão desta terça-feira (20/08). Foi aprovada pelos vereadores a Indicação Nº1006/2019, que sugere, ao Poder Executivo, a criação do Parque Ecológico Municipal, na localidade de Barra do Jacuípe, na orla.

A matéria, de autoria do vereador Niltinho (PR), destaca que é uma área remanescente de Mata Atlântica e repleta de manguezais que precisam de preservação. O parque ocuparia uma área de domínio público de 169 mil m², situada ao lado do empreendimento Lazer Terra. “Não podemos cometer os mesmos erros de cidades que cresceram de maneira desordenada e não se debruçaram sobre a necessidade de ações de preservação ambiental que são de extrema importância para uma melhor qualidade de vida”, destacou.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Turismo da Câmara, vereador Vaninho da Rádio (DEM), a iniciativa é de extrema importância para a cidade, pois fomentará o desenvolvimento de ações de preservação e cuidado com toda a orla de Camaçari. “Barra do Jacuípe é, sem dúvida, uma das melhores praias da Bahia. E chegaria para agregar ainda mais resultados positivos à política de preservação ambiental que nosso município vem desenvolvendo”, reforçou.

Também entrou em pauta o Projeto de Lei Nº044/2019, de autoria do vereador Dentinho do Sindicato (PT), que visa tornar obrigatória a transmissão ao vivo e via internet das licitações realizadas pelos poderes Executivo e Legislativo de Camaçari.

O autor da matéria destacou a importância da iniciativa. “O objetivo desse projeto é garantir um processo com mais transparência e possibilitar que, além dos empresários em disputa, todo cidadão possa acompanhar em tempo real de que forma o dinheiro público é empregado”, defendeu o parlamentar.

O Projeto de Lei segue para a análise das comissões legislativas relacionadas ao tema e volta ao plenário para votação em dois turnos, acompanhado dos pareceres dos colegiados.