Poder Público Político

Vereadores de Camaçari aprovam criação do Dia Marielle Franco

Sessão-Ordinária-29.11

Foi aprovada em primeira discussão durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (29/11) da Câmara Municipal de Camaçari a definição do dia 14 de março como Dia Marielle Franco de Luta Contra o Genocídio da Mulher. De autoria do vereador Marcelino (PT), o Projeto de Lei Nº 032/2018 chegou para votação com o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) opinando pela sua aprovação. Marielle Franco foi a vereadora do Rio de Janeiro assassinada brutalmente em 14 de março.

A matéria prevê que neste dia, instituições públicas e privadas realizem ações como palestras, debates e outras atividades para discutir o tema. No texto que acompanha o projeto de lei, o vereador Marcelino apresenta alguns dados. “Segundo levantamentos, em média 12 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil. São 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, Ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero”, citou.

Ainda na sessão desta quinta, foi aprovada por unanimidade a Indicação No 975/2018, que pede ao Poder Executivo que estude a possibilidade do acolhimento de pacientes obesos para que passem por triagem e sejam encaminhados para o tratamento cirúrgico de redução de estômago, a chamada cirurgia bariátrica. A matéria é de autoria do vereador Val Estilos (PPS).

Para o parlamentar, existe um número grande de pacientes aguardando esse tipo de tratamento. “Os pacientes obesos têm passado muito tempo na fila de espera aguardando para fazer a cirurgia. Sabemos que o município conta com um prestador de serviço que é cirurgião bariátrico e, por isso, pedimos que a Secretaria da Saúde regularize este protocolo e ofereça o procedimento para estes pacientes”, defendeu.