Venezuela é suspensa do Mercosul, declara Serra

nicolas-maduro.jpg

Foto: Agência Reuteurs

A Venezuela foi suspensa do Mercosul. O ministro das Relações Exteriores, José Serra, confirmou hoje (2) a decisão. Segundo ele, o país tinha sido advertido quanto a essa possibilidade, caso não cumprisse acordos determinados.

“Já tinha sido anunciado [que a Venezuela seria suspensa do bloco econômico] se não cumprisse certos requisitos, e foi”, ressaltou o ministro, que evitou comentar ou dar detalhes sobre o assunto.

Ontem, dia 1 de dezembro, a Venezuela completou quatro anos de adesão ao Mercosul – data do vencimento do último prazo acordado para que Caracas cumprisse suas obrigações de adesão ao bloco econômico. Entre elas, a livre circulação de mercadorias entre os países do Mercosul e a cláusula democrática.

Chanceleres dos países fundadores do bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – elaboraram um comunicado no qual explicam que a Venezuela não cumpriu seus acordos.

Porém, em sua conta no Twitter, a ministra de Relações Exteriores venezuelana, Delcy Rodríguez, escreveu que “essa notificação não existe” e afirma que o país “não reconhece este ato inexistente sustentado pela Lei da Selva de uns funcionários que estão destruindo o Mercosul”. Rodríguez declara que a Venezuela continuará exercendo “a presidência legítima e participará com direito a voz e voto em todas as reuniões como Estado parte”.

Informações da Rádio França Internacional e Agência Brasil

scroll to top