UFBA mantém suspensão após determinação do MEC para volta às aulas presenciais

UFBA.jpg

Foto: Dário Guimarães/Metropress

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) confirmou nesta quarta-feira (2) que manterá as aulas presenciais suspensas. O comunicado foi feito após o Ministério da Educação (MEC) determinar o retorno das atividades presenciais nas universidades federais a partir de janeiro.

No dia 27 de novembro, última sexta-feira, a UFBA já havia afirmado a suspensão e a adição de mais um semestre letivo online em 2021, em formato semelhante ao feito este ano. O próximo semestre levito da universidade, 2021.1, irá de 22 de fevereiro a 12 de junho. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni).

A UFBA aponta que o semestre 2021.1 não contará para o tempo máximo de conclusão dos cursos, “e será permitido o trancamento dos cursos a qualquer tempo, tendo em vista que boa parte do corpo discente não reúne condições adequadas de estudo em casa”.

“Nossa Universidade não colocará em risco a vida de nossa comunidade, nem deixará de cumprir, com autonomia, sua missão própria de ensino, pesquisa e extensão. Só nos cabe assim reiterar os termos de nossa Resolução 04/2020 [que manteve aulas suspensas no primeiro semestre de 2021], que bem expressa nosso zelo e nossa responsabilidade acadêmica e institucional”, escreveu o reitor João Carlos Salles.

Além da UFBA, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Federal Vale do São Francisco (Univasf) adiantaram também não retornarão às aulas presenciais.

scroll to top